Aspectos analíticos envolvidos na elaboração de linhas de balanço

Estratégia de ensino por meio de simulação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v13i00.2620

Palabras clave:

Planejamento baseado em locais, Linhas de balanço, Ensino, Simulação, Jogos

Resumen

A elaboração de Linhas de Balanço (LB) deve considerar aspectos analíticos para que o modelo de planejamento esteja aderente à realidade de execução na obra. Este assunto, porém, ainda é restrito no segmento didático, visto a não recorrência no ensino voltado à graduação. Métodos tradicionais de ensino não têm alcançado o objetivo de promover nos estudantes um aprendizado e domínio profundo de conceitos fundamentais e habilidades soft. O uso de jogos de simulação, em contrapartida, aumenta o engajamento e produtividade durante suas práticas, motivando estudantes a um aprendizado mais efetivo, duradouro e que pode ser extrapolado a outros contextos. O objetivo deste artigo é ampliar a inserção e absorção dos conceitos analíticos envolvidos na elaboração de LBs, por meio do uso de simulações. O universo de estudo é composto por estudantes de graduação de Engenharia Civil. O método de pesquisa aplica simulação que compara o método tradicional de execução com o planejamento baseado em locais. Como resultados, observou-se que a simulação deixou a maioria dos aspectos analíticos considerados na elaboração de LBs mais claros e a ocorrência de maior motivação e engajamento na realização da atividade, o que ajuda formar profissionais que analisam situações de planejamento de forma mais sistêmica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Mesquita Santos Marques, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestrando em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (Campinas - SP, Brasil).

Kaio Pimentel Rego de Oliveira , Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe. Mestrando em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (Campinas - SP, Brasil)

Ariovaldo Denis Granja, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. Docente da Universidade Estadual de Campinas (Campinas -SP, Brasil).

Citas

ARDITI DAVID; ALBULAK M. ZEKI. Line‐of‐Balance Scheduling in Pavement Construction. Journal of Construction Engineering and Management, v. 112, n. 3, p. 411–424, 1986.

BIOTTO, C. et al. Comparing Production Design Activities and Location-Based Planning Tools. Em: 25TH ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION. Heraklion, Greece: 2017.

ILBEIGI, M.; BAIRAKTAROVA, D.; MORTEZA, A. Gamification in Construction Engineering Education: A Scoping Review. Journal of Civil Engineering Education, v. 149, n. 2, p. 04022012, 1 abr. 2023.

KEMMER, S.; HEINECK, L. F. M.; ALVES, T. C. L. Using the Line Of Balance for Production System Design. Proceedings of the 16th Annual Lean Construction Conference, Manchester, 2008.

KENLEY, R.; SEPPANEN, O. Location-based management for construction: Planning, scheduling and control. 1. ed. Abingdon: Spon Press, 2010.

LOMBARDO, M. M.; EICHINGER, R. W. Career Architect Development Planner. 5th edição ed. Minneapolis: Lominger, 2010.

MENDES JR., R.; HEINECK, L. F. M. Towards Production Control on Multi-Story Building Construction Sites. 7th Annual Conference of the International Group for Lean Construction. Anais [...] 7TH ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION. Berkeley, California, 1999.

MORAES, M. N.; CARDOSO, P. A. Jogos para ensino em engenharia e desenvolvimento de habilidades. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, v. 1, n. 39, p. 19, 17 abr. 2018.

POGET, M.; GRANJA, A. D. Proposta didática para comparação entre métodos de planejamento tradicionais e lean. In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 9, 2015, São Carlos, Anais… São Carlos: ANTAC, 2015.

POH, M.-Z.; SWENSON, N. C.; PICARD, R. W. A wearable sensor for unobtrusive, long-term assessment of electrodermal activity. IEEE transactions on bio-medical engineering, v. 57, n. 5, p. 1243–1252, maio 2010.

SEPPÄNEN, O.; EVINGER, J.; MOUFLARD, C. Effects of the location-based management system on production rates and productivity. Construction Management and Economics, v. 32, n. 6, p. 608–624, 2014.

SUBHASH, S.; CUDNEY, E. A. Gamified learning in higher education: A systematic review of the literature. Computers in Human Behavior, v. 87, p. 192–206, 1 out. 2018.

YANG, I.; IOANNOU, P. G. Scheduling system with focus on practical concerns in repetitive projects. Construction Management and Economics, v. 22, n. 6, p. 619–630, 2004.

Publicado

2023-11-05

Cómo citar

MARQUES, Eduardo Mesquita Santos; OLIVEIRA , Kaio Pimentel Rego de; GRANJA, Ariovaldo Denis. Aspectos analíticos envolvidos na elaboração de linhas de balanço: Estratégia de ensino por meio de simulação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 13., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/sibragec.v13i00.2620. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/2620. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Ensino de Gestão da Construção

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.