Segregação sócio-espacial e as formas de morar: o caso do Bairro Záchia em PassoFundo/RS
DOI:
https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.1149Resumo
O trabalho relata um estudo sobre os processos de segregação urbana e as formas de morar em área periférica, buscando refletir quais suas importâncias e relações para o planejamento urbano num contexto de cidade média. Neste encadeamento, o acesso à habitação é fundamental para o desenvolvimento humano e social das comunidades, ligando as questões econômicas, ambientais e de qualidade de vida urbana. O trabalho tem como objetivo o estudo de um bairro periférico e suas habitações perante a conformação urbana de uma cidade média do Rio Grande do Sul. Para isso, a metodologia busca a conceituação dos elementos através de revisão de literatura, a caracterização do estudo de caso, além de uma construção de análise do bairro e suas habitações baseada na leitura da estrutura do lugar, levando em conta sua historicidade e os processos de habitação. Os resultados e discussões trazem aportes acerca da análise do bairro periférico, elencando as principais informações sobre sua implantação e as unidades habitacionais, levando em consideração questões como estrutura fundiária, desenvolvimento socioambiental e a simbologia desse bairro para a cidade.
Referências
CAVALCANTI, Débora de Barros. Lutando por um lugar na cidade de Maceió, Brasil. Rio de Janeiro: Geo UERJ, n. 30, 2017.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010). Censo demográfico: 2010. Rio de Janeiro.
IPEA-INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Infraestrutura social e urbana e desenvolvimento: marco teórico e temas emergentes. In: IPEA. Infraestrutura social e urbana no Brasil: subsídios para uma agenda de pesquisa e formulação de políticas públicas. Brasília: Ipea, 2010. v. 2 (912 p.). (Série Eixos Estratégicos do Desenvolvimento Brasileiro; Infraestrutura Econômica, Social e Urbana; Livro 6). ISBN 978-85-7811-064-2.
FUTURE COMMUNITIES. Glossário: social infrastructure. Disponível em: http://www.futurecommunities.net/glossary/term/26. Acesso em: 17 julho de 2018.
MARCON, T.; DIAS, D. da S.; CALZA, E. C.; KALIL, R. M. L., LINGNER, M. Educação e cultura popular: desafios da escola de periferia. Espaço pedagógico, Passo Fundo, v. 8, n. 2, p. 31-42, dez. 2001.
NETTO, Vinicius M. Cidade e Sociedade: as tramas da prática e seus espaços. Porto Alegre: Sulina,2014.
OLIVEIRA, Wagner M. de. Embrião urbano: a reconstrução do território como antítese à exclusão sócio espacial. 2016. Trabalho Final de Graduação (Curso de Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.
PMSB 2014 - Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Passo Fundo. Disponível em :<http://www.upf.br/pmsb/>. Acesso em: 10/03/2018.
ROMANINI, Anicoli. Planejamento Urbano e Equipamentos comunitários: o caso de Passo Fundo/RS. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2007.
SABOYA, Renato T. de. Segregação espacial urbana. Disponível em:<http://urbanidades.arq.br/2009/05/segregacao-espacial-urbana/>. Acesso em 15/05/2017.
VILLAÇA, Flávio José Magalhães. Espaço intra-urbano no Brasil. [S.l: s.n.], 2001.