POR MAIS VIDA PÚBLICA:

IMPACTOS E CAMINHOS POSSÍVEIS DE FAVORECIMENTO DO ESPAÇO PÚBLICO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v4i00.3457

Palavras-chave:

Espaço público, Direito de acesso à cidade, Rio de Janeiro

Resumo

Diversos autores têm discutido os impactos dos grandes projetos de reestruturação urbana nas cidades brasileiras que, geralmente, favorecem lógicas de grupos de maior poder econômico, em detrimento das necessidades das massas. Esses projetos alteram direta ou indiretamente os espaços públicos das cidades, ora potencializando, ora enfraquecendo a efetivação do direito de acesso à cidade das populações. Para tanto, o debate foi dado através dos casos do Projeto Porto Maravilha e infraestruturas de mobilidade urbana no Bairro de Madureira, ambos localizados na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo geral foi analisar os espaços públicos e suas relações enquanto infraestruturas planejadas de mobilidade urbana nos aspectos urbano-morfológicos e paisagísticos no Porto Maravilha e bairro de Madureira a fim de apontar caminhos de intervenções para favorecimento da vida pública. A metodologia foi baseada em revisão bibliográfica, pesquisa documental, elaboração de mapeamentos e incursão propositiva para qualificação das áreas analisadas. Como conclusão teve-se que aspectos urbano-morfológicos e paisagísticos puderam apresentar caminhos para a melhoria de relações interescalares para efetivação do direito de acesso à cidade, favorecendo à escala do pedestre e, consequentemente, à vida pública.

Biografia do Autor

Amanda M Marques da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Engenharia Urbana pelo Pragrama de Engenharia Urbana da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutoranda em Urbanismo no Programa de Pós Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Diego Freire Martins, Universidade Ferderal do Rio de Janeiro

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Doutoranda em Urbanismo no Programa de Pós Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

 

Paulo Neves Siqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em arquitetura da paisagem pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutorando em Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Referências

BARBOSA, J. L. O Significado da mobilidade na construção democrática da cidade. In: BALBIM, ; KRAUSE, ; LINKE, C. C. Cidade e movimento: mobilidades e interações no desenvolvimento urbano. Brasilia: IPEA, 2016. p. 43-56. Disponivel em: <http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9199>.

BRASIL. Lei n° 12.587 de 3 de janeiro de 2012. Dispõe sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Diário Oficial da União, Brasilia, 2012.

BRITO, J. A Construção Estratégica do Bairro Madureira na Cidade Olímpica: novas espacialidades, temporalidades e conflitos no Rio de Janeiro dos megaeventos. Rio de Janeiro: IFCS/UFRJ, 2016.

CARVALHO, C. H. R. D. 2194: Textos para discussão - Mobilidade urbana sustentável: conceitos, tendências e reflexões. Brasilia: IPEA, 2016.

CDURP. Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Rio de Janeiro. 2010.

CDURP. Apresentação da Operação Consorciada Porto Maravilha.. Rio de Janeiro. 2017.

FERRAZ, V. D. S. Hospitalidade urbana em grandes cidades. São Paulo em foco. Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 265. 2013.

GEHL, J. Cidades para pessoas. Tradução de Anita Di Marco. 1ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

HARVEY, D. A condição pós-moderna. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. 17. ed. São Paulo: Loyola, 2008.

JACOBS, J. Morte e vida das grandes cidades. Tradução de Carlos S. Mendes Rosa. 3ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

LAMAS, J. M. R. G. Morfologia urbana e o desenho da cidade. 8ª. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2016. 590 p.

LEITE, R. P. Contra-usos e espaço público: notas sobre a construção social dos lugares na Manguetown. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 17, 2002. 115-134.

MARQUES DA SILVA, A. M. Análise microclimática e avaliação LEED Neighborhood: Um estudo de caso da morfologia urbana do Porto Maravilha. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2018.

NEVES SIQUEIRA, P. Reunindo as Madureiras, por uma construção poética da paisagem. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2018.

SENNET, R. Carne e pedra: O corpo e a cidade na civilização ocidental. Tradução de Marcos Aarão Reis. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

SERPA, A. O espaço público na cidade contemporânea. 2ª. ed. São Paulo: Contexto, 2018.

TAVOLARI,. Direito à cidade: uma trajetória conceitual. Novos estudos CEBRAP, 1, Mar 2016. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/nec/a/hdLsr4FXMpVZWPJ7XswRRbj/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 12 Agosto 2022.

VASCONCELLOS, E. A. Transporte urbano, espaço e equidade. 1ª. ed. São Paulo: Annablume, 2001.

VILLAÇA, F. Espaço intra-urbano no Brasil. 1ª. ed. São Paulo: Studio Nobel: FAPESP, 2001.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

SILVA, Amanda M Marques da; MARTINS, Diego Freire; SIQUEIRA, Paulo Neves. POR MAIS VIDA PÚBLICA: : IMPACTOS E CAMINHOS POSSÍVEIS DE FAVORECIMENTO DO ESPAÇO PÚBLICO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 4., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. DOI: 10.46421/singeurb.v4i00.3457. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/3457. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Mobilidade e acessibilidade urbanas

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.