INTEGRAÇÃO AO CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO DE ÁREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO: O CASO DA SERRA DA POSSE

Autores

  • Luiz Carlos Teixeira Coelho Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Leonardo Vieira Barbalho
  • Christine Dutra da Silva
  • Lucas de Medeiros Silva
  • Lucas Soares da Costa
  • Andrew Santana da Silva
  • Silvia Paixão Linhares Mangini

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v4i00.3618

Palavras-chave:

Cadastro Territorial Multifinalitário, Unidade de Conservação, Geoprocessamento

Resumo

Este trabalho descreve os principais procedimentos implementados de modo a prover o primeiro levantamento sistemático de território recém-instituído como Área de Relevante Interesse Ecológico Serra da Posse, com fins de integração ao cadastro territorial multifinalitário da cidade do Rio de Janeiro. Os procedimentos adotados constituíram numa conjunção de levantamentos topográficos e aerofotogramétricos, mediante integração por geotecnologias, e geraram diferentes produtos geoespaciais, como modelo digital de elevações, curvas de nível, cadastro arbóreo da área de manejo e delimitação de área a ser convertida em praça para lazer da comunidade adjacente.    Os produtos gerados foram, por fim, integrados ao Sistema de Informações Urbanas do município do Rio de Janeiro, permitindo sua utilização para atividades futuras de planejamento e intervenções ambientais e urbanísticas na nova Unidade de Conservação.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 17047: Levantamento cadastral territorial para registro público - Procedimento. Rio de Janeiro. 2022.

BRASIL. Lei 9.985 de 18 de julho de 2000. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Brasília: 2000.

CASACA, J.; MATOS, J.; BAIO, M. Topografia Geral. (4ª. Ed.) Rio de Janeiro: LTC, 2005. 280 p.

CASTRO, P.F. (Org.) Atlas das unidades de conservação da natureza do Estado do Rio de Janeiro (2ª. Ed.). São Paulo: Metalivros, 2015. 171 p.

FERNANDES, V. F.; GIANNINI, M. C. M.; PONTES, J. A. L.; SOARES, R.M.V.; FERREIRA, L. H. G.; ARAÚJO, M. F. S.; COUTO, R. S.; NASCIMENTO, P. S. G.; SOUZA, D. M. Estudo Técnico para a proposição de proteção legal para a Serra da Posse. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade, 2022. 104 p.

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Manual técnico da vegetação brasileira. Série Manuais Técnicos em Geociências, 1. Rio de Janeiro: IBGE, 1992. 92 p.

PONTES, J.A.L.; ROCHA, C.F.D. Serpentes da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ: Ecologia e conservação. Rio de Janeiro: Technical Books Editora, 2008. 147 p.

EXÉRCITO BRASILEIRO – DIRETORIA DO SERVIÇO GEOGRÁFICO. Norma da Especificação Técnica para Controle de Qualidade de Dados Geoespaciais (ET-CQDG) (1ª Ed.). Brasília: CONCAR/DSG, 2016. 94 p.

Rio de Janeiro. Decreto RIO Nº 50962 de 8 de Junho de 2022. a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Floresta da Posse. Rio de Janeiro: 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-17

Como Citar

TEIXEIRA COELHO, Luiz Carlos; VIEIRA BARBALHO, Leonardo; DUTRA DA SILVA, Christine; DE MEDEIROS SILVA, Lucas; SOARES DA COSTA, Lucas; SANTANA DA SILVA, Andrew; PAIXÃO LINHARES MANGINI, Silvia. INTEGRAÇÃO AO CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO DE ÁREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO: O CASO DA SERRA DA POSSE. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 4., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. DOI: 10.46421/singeurb.v4i00.3618. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/3618. Acesso em: 28 jan. 2025.

Edição

Seção

Tecnologias e Sistemas de Informação Urbanos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.