Concepção da infraestrutura sanitária urbana baseada nos sistemas prediais hidráulicos sanitários
DOI:
https://doi.org/10.46421/sispred.v1i.1612Palavras-chave:
Infraestrutura sanitária, sistemas prediais, sustentabilidade hídricaResumo
RESUMO: No intuito de contribuir para a universalização dos serviços de saneamento no Brasil, objetiva este trabalho discutir sobre a possibilidade de incrementar o desempenho da infraestrutura sanitária quando concebida a partir de intervenções de sustentabilidade hídrica nos sistemas prediais hidráulicos sanitários. Neste sentido, o método de investigação constou do desenvolvimento de um estudo de caso que enfocou o planejamento da infraestrutura sanitária para uma determinada área urbana de um município brasileiro. Os resultados da investigação indicaram que ao associar medidas de sustentabilidade hídrica nas edificações ao planejamento da infraestrutura sanitária, indicadores de desempenho desta foram melhorados. Todavia, algumas sinergias negativas podem ocorrer, fato que pode reduzir o desempenho da infraestrutura sanitária.
Downloads
Referências
LAWSON, E. et al.; Delivering and evaluating the multiple flood risk benefits in blue-green cities: An interdisciplinary approach. Flood recovery, innovation and response, 2014; v. 184; 113–124.
ROGERS, B., HAMMER, K., Realising the vision of a water sensitive city. The Source, 2019; 24-27.
SANTOS, D.C.; Saneamento para Gestão Integrada das Águas Urbanas. Elsevier, Rio de Janeiro, 2016.
VAIRAVAMOORTHY,K.; MATTHEWS,N.;BROWN,P.; Building resilient urban water systems for an uncertain future. The Source, 2019; 20-23.