APLICAÇÃO DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS FLEXÍVEIS PARA O ATENDIMENTO DE HOSPITAIS DE CAMPANHA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v3.2955

Palavras-chave:

Hospital, Fotovoltaico, Flexível

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo avaliar a possibilidade de atender a demanda de energia de um hospital de campanha do Exército Brasileiro a partir de um sistema fotovoltaico com módulos flexíveis posicionados na sua cobertura e de estruturas adjacentes. Pacaraima, cidade que abriga uma operação institucional com emprego desses hospitais, foi a área escolhida para realizar as simulações. A edificação foi caracterizada a partir da demanda de energia de três diferentes grupos existentes nesse hospital: equipamentos hospitalares, não-hospitalares e o sistema de climatização. A partir disso, as simulações avaliaram três cenários: a capacidade de geração dos módulos fotovoltaicos flexíveis na cobertura de uma unidade hospitalar, a área necessária para o atendimento de toda a sua demanda e os requisitos necessários para o atendimento parcial dos equipamentos. Foi observado que a cobertura de um hospital de campanha não é capaz de atender integralmente nenhum dos grupos de cargas avaliados. No entanto, ao utilizar a cobertura de edificações adjacentes, verificou-se que qualquer operação da instituição é capaz de atender os equipamentos hospitalares e não-hospitalares. O atendimento completo é condicionado à existência de uma operação que possua, no mínimo, nove edificações similares às do hospital de campanha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Oliveira da Silva, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP)

Engenheiro Eletricista, Estudante de mestrado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Daniel Setrak Sowmy, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP)

Engenheiro Civil, Doutor, Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo / Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas

Referências

ALI, Tausif et al. Lessons learned from the COVID-19 pandemic in planning the future energy systems of developing countries using an integrated MCDM approach in the off-grid areas of Bangladesh. Renewable Energy, [S. l.], v. 189, p. 25-38, 4 mar. 2022.

DUARTE, Mariana de Oliveira Barbosa. Hospitais de campanha - estrutura e emprego em campanha e em situações de emergência. Orientador: Gilberto Monteiro Martins Júnior. 2019. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização lato sensu em aplicações complementares às ciências militares) - Escola de Saúde do Exército, [S. l.], 2019.

MINISTÉRIO DA DEFESA. PORTARIA NORMATIVA No 186/MD, DE 31 DE JANEIRO DE 2014. [S. l.], 3 fev. 2014.

RUTHER, Ricardo. Edifícios Solares Fotovoltaicos. [S. l.: s. n.], 2004.

SANTOS, Lara Monalisa Alves dos. Hospital militar de campanha: móvel, modular e autônomo. Revista Científica Semana Acadêmica, [s. l.], 7 jun. 2017.

WEATHERHAVEN. Hospital de Campanha. 24 maio 2021. Datasheet.

Downloads

Publicado

14/10/2023

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA, H.; SETRAK SOWMY, D. APLICAÇÃO DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS FLEXÍVEIS PARA O ATENDIMENTO DE HOSPITAIS DE CAMPANHA DO EXÉRCITO BRASILEIRO. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 3., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 55–63. DOI: 10.46421/sispred.v3.2955. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/2955. Acesso em: 29 abr. 2024.