MONITORAMENTO DO CONSUMO DE ÁGUA EM MORADIA UNIVERSITÁRIA: ESTUDO DE CASO NA UFCAT EM CATALÃO-GO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v3.2962

Palavras-chave:

Consumo de água, Residência estudantil, Uso racional, Catalão.

Resumo

RESUMO: Na construção civil, a incorporação de princípios sustentáveis em edifícios residenciais tem se mostrado uma estratégia eficaz para reduzir o impacto ambiental e promover um desenvolvimento mais equilibrado. Assim, justifica-se a importância de pesquisas que contribuam com a gestão e economia de recursos dos condomínios. O objetivo deste artigo é investigar o padrão de consumo, averiguando as oportunidades para melhorar a gestão do consumo de água em uma Moradia Universitária na cidade de Catalão. A metodologia empregou um estudo de campo, com coleta e análise de dados dos hidrômetros para água fria e quente de cada apartamento, durante um período de seis meses, e o registros da variação do número de moradores no mesmo período. Foram detectadas variações consideráveis de consumo per capita de água entre apartamentos, e variações ao longo do tempo, que podem ser relacionadas à variação da população, e fatores como os períodos de recesso acadêmico, e ainda a vazamentos localizados. O indicador de consumo, aqui descrito como consumo per capita, variou entre 69 e 100 l/hab.dia, menor que a média nacional, em todos os meses, exceto abril/2022, quando devido a um vazamento localizado, esse valor chegou a 275 l/hab.dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Emanuel Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Goiás, Brasil

Engenheiro civil, Mestrando, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás- Brasil

Heber Martins de Paula, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Engenheiro civil, Mestrando, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás- Brasil

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5626: Instalação predial de água fria. Rio de Janeiro, 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL – ABES. Panorama da Água no Brasil. Disponível em: http://abes-dn.org.br/wp-content/uploads/2018/04/Panorama-da-Agua-no-Brasil-ABES.pdf. Acesso em: 22 de abril de 2023.

GONÇALVES, O., et al. Conservação e Reuso de Água em edificações. São Paulo: MMA/ ANA/ FIESP/ SindusCon-SP, Prol Editora Gráfica, 2005.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – MMA. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Manual Prático para uso e conservação da água em prédios públicos. Brasília, 2014. 83p

OLIVEIRA, L. H. Metodologia para implantação de programa de uso racional da água em edifícios. Tese (Doutorado em Engenharia da Construção Civil) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

SILVA, Gisele Sanches. Programas permanentes de uso racional da água em campi universitários: o Programa de Uso Racional da Água da Universidade de São Paulo. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Construção Civil e Urbana) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

SNIS. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos 2021. Brasília: BRASIL. Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/saneamento/snis/painel/ab Acesso em 19 mai. 2023.

Downloads

Publicado

14/10/2023

Como Citar

EMANUEL RODRIGUES DA SILVA, R.; DE PAULA, H. M. MONITORAMENTO DO CONSUMO DE ÁGUA EM MORADIA UNIVERSITÁRIA: ESTUDO DE CASO NA UFCAT EM CATALÃO-GO. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 3., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 36–44. DOI: 10.46421/sispred.v3.2962. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/2962. Acesso em: 29 abr. 2024.