ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SUFICIÊNCIA DE VENTILAÇÃO PRIMÁRIA OU NECESSIDADE DE VENTILAÇÃO SECUNDÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v3.2963

Palavras-chave:

Sistemas Prediais Hidrossanitários, Esgoto Sanitário, Ventilação, Fecho hídrico, Cálculo Hidráulico

Resumo

RESUMO: Os sistemas prediais de esgoto sanitário (SPES) devem coletar e conduzir de forma adequada e segura os dejetos provenientes dos aparelhos sanitários até seu destino especificado. Além disso, é essencial evitar o retorno dos gases produzidos dentro das tubulações para os ambientes sanitários. Para garantir essa proteção, é necessário dimensionar corretamente o subsistema de ventilação, que pode ser primário ou secundário, de acordo com a NBR 8160 (ABNT, 1999). Nesse contexto, o objetivo deste estudo consistiu em analisar a influência do número de pavimentos e da temperatura ambiente na determinação do tipo de ventilação a ser utilizado no edifício. Para isso, foi realizado o dimensionamento pelo método hidráulico do SPES, seguido pelo dimensionamento do subsistema de ventilação, considerando os dois tipos mencionados na norma, com o intuito de comparar os resultados obtidos. Foi constatado que a necessidade de ventilação secundária varia conforme o número de pavimentos da edificação. Além disso, foi observado que o fecho hídrico dos desconectores pode ser comprometido em ambientes com temperaturas mais elevadas. É fundamental considerar as especificidades de cada projeto, como o número de pavimentos e as condições ambientais, a fim de garantir a eficiência e a segurança dos SPES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cibele de Moura Guimarães , Universidade Federal de Goiás (UFG)

Enga. Civil, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (PPG-GECON) da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás (EECA/UFG)

Bárbara Gomes Martins , Universidade Federal de Goiás (UFG)

Enga. Civil, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (PPG-GECON) da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás (EECA/UFG)

Bruna Fioramonte , Universidade Federal de Goiás (UFG)

Enga. Civil, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (PPG-GECON) da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás (EECA/UFG)

Ricardo Prado Abreu Reis , Universidade Federal de Goiás (UFG)

Eng. Civil, Doutor, Docente do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás (EECA/UFG)

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMA TÉCNICAS. ABNT NBR 8160: Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução. Rio de Janeiro: ABNT, 1999.

GRAÇA, M. E. A. Formulação de modelo para avaliação das condições determinantes da necessidade de ventilação secundária em sistemas prediais de coleta de esgotos sanitários. 1985. 384 p. Tese (Doutorado em Engenharia Civil), Universidade de São Paulo, São Paulo.

INMET. BDMEP - Banco de Dados Meteorológicos para Ensino e Pesquisa. Disponível em: <http://www.inmet.gov.br/>. Acesso em: 15 dez. 2022.

RODRIGUES, R. Desconectores nas instalações prediais de esgoto: uma avaliação crítica. 2004. 110 p. Dissertação (Mestrado em Habitação: Planejamento e Tecnologia), Instituto de Pesquisas Tecnológicas, São Paulo.

SWAFFIELD, J. Transient Airflow in Building Drainage Systems. 1° Ed. Taylor & Francis. ISBN: 0-203-87975-9. 2010. 359p.

ZILIO, L.; FERNANDES, V.; SCORTEGAGNA, V.; FIORI, S.; SETOLI, A. Verificação dos comprimentos máximos de ventilação – estudo de caso para banheiros residenciais, Anais SISPRED 2019. In: XIII Simpósio Nacional De Sistemas Prediais, São Paulo.

Downloads

Publicado

15/10/2023

Como Citar

DE MOURA GUIMARÃES , C.; GOMES MARTINS , B.; FIORAMONTE , B.; PRADO ABREU REIS , R. ESTUDO COMPARATIVO ENTRE SUFICIÊNCIA DE VENTILAÇÃO PRIMÁRIA OU NECESSIDADE DE VENTILAÇÃO SECUNDÁRIA. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 3., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 237–242. DOI: 10.46421/sispred.v3.2963. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/2963. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>