IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA EM EDIFÍCIOS VERTICAIS DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.46421/sispred.v2i.915Palavras-chave:
Aquecimento Solar de Água, Edifício Residencial Vertical, Habitação de Interesse SocialResumo
RESUMO: A crescente busca por alternativas energéticas limpas e de baixo custo aumentou a procura por sistemas de aquecimento solar de água, principalmente em residências unifamiliares, porém a falta de espaço para instalação de coletores em edifícios residenciais verticais aparece como uma das principais dificuldades, ainda mais em projetos de Habitações de Interesse Social (HIS), com custos de produção mais restritos. Este trabalho tem como o objetivo apresentar um estudo de caso e mostrar a viabilidade técnica e econômica da implantação do sistema de aquecimento solar de água em um edifício residencial vertical com 132 unidades, sendo 76 delas de interesse social. Com a aplicação do método de sete etapas apresentado, foi possível calcular o tempo de retorno de investimento em aproximadamente 16 meses de operação, com acréscimo nos custos totais da obra inferior a 1%, em relação ao orçamento sem o sistema de aquecimento solar.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5626: Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção. Rio de Janeiro, 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15569: Sistema de aquecimento solar de água em circuito direto – Requisitos de projeto e instalação. Rio de Janeiro, 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16057: Sistema de aquecimento de água e gás (SAAG) – Projeto e instalação. Rio de Janeiro, 2012.
BARBIERI, Daniel dos Santos. Emprego de coletores solares com aporte elétrico para aquecimento de água para banho em conjuntos HIS: estudo de caso de Cafelândia-SP. 2010. Dissertação (Mestrado em Habitação: Planejamento e Tecnologia) – Instituto de Pesquisa Tecnológicas do Estado de São Paulo.
DE CUYPER, Karel. C2) Effect of clean hot water on the Legionella-contamination in hot water draw-off branches: a laboratory study. 7p., 2008.
DUFFIE, John A.; BECKMAN, William A. Solar engineering of thermal processes. John Wiley & Sons, 2013.
FELDMAN, Kenneth W. et al. Tap water scald burns in children. Pediatrics, v. 62, n. 1, p. 1-7, 1978.
GIGLIO, Thalita; LAMBERTS, Roberto. Savings related to solar water heating system: A case study of low-income families in Brazil. Energy and Buildings, v. 130, p. 434-442, 2016.
ILHA, Marina S de Oliveira; GONCALVES, Orestes M; KAVASSAKI, Yukio. Sistemas prediais de água quente. 1994. Texto Técnico Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de Construção Civil, TT/PCC/09, São Paulo.
INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL. Aquecedores de água a gás instantâneos. Rio de Janeiro, Janeiro 2017.
LIMA, Juliana Benoni Arruda. Otimização de sistema de aquecimento solar de água em edificações residenciais unifamiliares utilizando o programa TRNSYS. 2003. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.