ANÁLISE COMPARATIVA DO SISTEMA CONSTRUTIVO DE PAINÉIS MONOLÍTICOS DE EPS EM RELAÇÃO À ALVENARIA CONVENCIONAL: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Beatriz GASPARINI ngenharia Civil, Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Campus Maria Auxiliadora
  • Flávia Martins PELISSONI Engenharia Civil, Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Campus Maria Auxiliadora
  • Izabela Miranda SOUZA Engenharia Civil, Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Campus Maria Auxiliadora
  • Carla Olivier DORIGUETTO Engenharia Civil, Faculdades Integradas Einstein de Limeira
  • Messias VALONGO Engenharia Civil, Faculdades Integradas Einstein de Limeira
  • Alexandre Rodriguez MURARI Engenharia Civil, Instituto de Arquitetura e Urbanismo – Universidade de São Paulo
  • Camila Rodrigues SILVA Arquitetura e Urbanismo, Instituto de Arquitetura e Urbanismo – Universidade de São Paulo
  • Victor José dos Santos BALDAN Engenharia Civil, Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Campus Maria Auxiliadora

Palavras-chave:

Alvenaria convencional, painéis de EPS, ICF, sistemas construtivos, construção civil

Resumo

Dentre os diversos sistemas construtivos existentes, o mais comum no Brasil é o composto por alvenaria convencional de tijolos cerâmicos. Este método, entretanto, gera grande volume de resíduos sólidos, além de ter longo prazo de execução, e custos de certa forma, elevados. Várias alternativas a este método surgiram com o intuito de minimizar os impactos ambientais, otimizar e racionalizar as obras civis, como por exemplo, os painéis de EPS, também conhecidos como Insulated Concrete Forms (ICF). O presente trabalho visou comparar os custos e prazos para execução do subsistema de alvenaria de uma residência unifamiliar através do sistema monolítico de painéis de EPS e de alvenaria convencional. A partir de um estudo de caso, foram elaborados planilhas de custos e cronogramas físicos, a fim de possibilitar a avaliação comparativa do subsistema de alvenaria entre os sistemas escolhidos. Através dos dados obtidos, constatou-se que com a utilização do sistema construtivo de painéis monolíticos de EPS, há redução de custos e tempo de conclusão da obra quando comparado à alvenaria convencional, sendo assim, vantajoso do ponto de vista financeiro e inovador para a construção civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

[1] BARRETO, Monalisa Nogueira. Casa EPS: Edifício residencial em painéis monolíticos de poliestireno expandido. 2017. Trabalho final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

[2] SILVEIRA, J. L; GROTO, Z. V.; TRAVASSOS, S. E. P. 1998, "Análise comparativa entre materiais empregados na construção de uma câmara frigorífica: Styroblock e Alvenaria de tijolos maciços": Transferência de Calor. In: LATCYM - Congresso Latinoamericano De Transferencia De Calor Y Materia, Salta – Argentina.

Anais do 7º LATCYM. Salta: INIQUI – Instituto de Investigaciones para la Industria Química, 1998. p.476-480.

[3] ALVES, João Paulo de Oliveira. Sistema Construtivo em Painéis de EPS. 2015. 73 f. TCC (Graduação) -Curso de Engenharia Civil, Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.

[4] SANTOS, R. D. Estudo Térmico e de Materiais de um compósito a base de gesso e EPS para a construção de casas populares. 2008, 92f. (Dissertação de Mestrado), PPGEM Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal – RN. 2008.

Downloads

Publicado

18/10/2021

Como Citar

GASPARINI, B.; PELISSONI, F. M.; SOUZA, I. M.; DORIGUETTO, C. O.; VALONGO, M.; MURARI, A. R.; SILVA, C. R.; BALDAN, V. J. dos S. . ANÁLISE COMPARATIVA DO SISTEMA CONSTRUTIVO DE PAINÉIS MONOLÍTICOS DE EPS EM RELAÇÃO À ALVENARIA CONVENCIONAL: ESTUDO DE CASO. In: WORKSHOP DE TECNOLOGIA DE PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–6. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/tecsic/article/view/1320. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos