Análise da iluminação natural em uma sala de aula em relação ao conforto visual e o ciclo circadiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3742

Palavras-chave:

Iluminação natural, Iluminância, Simulação computacional

Resumo

As aberturas de uma edificação influenciam na iluminação natural dos ambientes internos e, como consequência, interferem no conforto visual, lumínico e no ciclo circadiano dos usuários. Para analisar como os elementos de sombreamento interferem nesses fatores, foram simulados dois modelos de sala de aula, baseados nas normas da FNDE, um sem elementos de sombreamento e outro com brises. A partir desses dois modelos foram feitas simulações para os dias 21 de setembro e 21 de junho, gerando os quatro modelos a serem analisados no plugin ALFA em termos de razão melanópica/fotópica (M/P). Como resultado pode-se notar as diferenças causadas pelos elementos de sombreamento, que foram pequenas em relação à razão M/P, entretanto no Equivalent Melanopic Lux (EML) foram de cerca de 1000 EML. Percebeu-se também que mesmo com elementos de sombreamento ainda havia a possibilidade de muito desconforto visual, principalmente por ofuscamento.

Biografia do Autor

Barbara Ludmilla das Neves de Queiroz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestranda em Eficiência Energética e Sustentabilidade na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campo Grande - MS, Brasil).

Arthur Santos Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Magistério na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campo Grande - MS, Brasil).

Referências

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO/CIE 8995-1: Iluminação de ambientes. Rio de Janeiro, 2013. de trabalho - Parte 1: Interior.

ACOSTA, I. FIGUEIRO, M. Analysis of circadian stimulus allowed by daylighting in hospital rooms. Lighting Research and Technology, 2015

BERSON, D. M.; DUNN, F. A.; MOTAHARU, T. Phototransduction by retinal ganglion cells that set the circadian clock. Science, v. 2002, n. 295, p. 1070-1073, 2002.

BERTOLOTTI, D. Iluminação natural em projetos de escolas: uma proposta de metodologia para melhorar a qualidade da iluminação e conservar energia. Dissertação de Mestrado. Área de concentração: Tecnologia da Arquitetura. FAUUSP, São Paulo, 2007.

CASARIN, R. Mariana Figueró: A luz e a sua relação com a saúde. Lume Arquitetura, São Paulo,SP, Edição:44, Pgs. 8-12, Jun/Jul 2010.

FIGUEIREDO, E. C. Abordagem do ritmo circadiano no projeto de iluminação natural em edifícios de escritórios. Rev. Sítio Novo, Palmas, TO, Edição especial, Pgs. 83-98, Mar 2022.

KOWALTOWSKI, D.C.C.K. Et al O Processo de Projeto em Arquitetura. 1ª edição. São Paulo, SP: Oficina de Textos, 2011.

KOSIR, M., POTOCNIK, J. Influence of geometrical and optical building parameters on the circadian daylighting of an office. Journal of Building Engineering. Elservier, 2021.

LAMBERTS, R., DUTRA, L., PEREIRA, F.O.R. Eficiência Energética na Arquitetura. 3ª edição. Florianópolis, SC: 2013.

MARTAU, B.T. A luz além da visão: iluminação e sua relação com a saúde e bem-estar de funcionárias de lojas de rua e de shopping centers em Porto Alegre. Nr fl.: 504. Área de concentração: Arquitetura e Construção. UNICAMP, Campinas, 2009.

McNELL & ASSOCIATES. New in Rhino 7. 2020. Disponível em: < https://www.rhino3d.com/7/new/ >. Acesso em: 23 abr. 2023

MEC, Manual de Orientações Técnicas. Elaboração de Projetos de Edificações Escolares do Ensino Fundamental. Volume III. 2017. Disponível em: <https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/proinfancia/manuais/volume-iii-projetos-ed-escolares-ed-fundamental-em-desenvolvimento>. Acesso em: abr 2023

SOLEMMA. Adaptative Lighting for Alertness. 2021. Disponível em: < https://www.solemma.com/alfa >. Acesso em: 23 de abr. 2023.

Downloads

Publicado

26-10-2023

Como Citar

QUEIROZ, Barbara Ludmilla das Neves de; SILVA, Arthur Santos. Análise da iluminação natural em uma sala de aula em relação ao conforto visual e o ciclo circadiano. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3742. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3742. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

6. Iluminação Natural e Artificial