Análise do projeto de um edifício educacional com base nas diretrizes construtivas da ABNT NBR 15220:2005
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3767Palavras-chave:
Desempenho térmico, Conforto térmico, Eficiência energéticaResumo
O projeto de uma edificação deve utilizar diretrizes construtivas recomendadas para o clima local em que será implantado, utilizando materiais construtivos que contribuam para o melhor desempenho térmico do edifício, com a finalidade de atender os critérios de conforto térmico e eficiência energética. O presente trabalho teve como objetivo analisar se o projeto do Edifício das Engenharias da Universidade Federal de Catalão, a ser construído na cidade de Catalão, Goiás, quanto ao seu enquadramento nas diretrizes propostas na NBR 15220 (2005), assim como, avaliar seu desempenho térmico. Para elaboração da pesquisa, inicialmente foi identificado o clima da cidade de Catalão, que está localizada na Zona Bioclimática 6, sendo identificadas as diretrizes construtivas recomendadas para esse clima. Detectou-se que as estratégias bioclimáticas mais eficientes a serem empregadas nesse projeto são: ventilação natural e sombreamento. Após estudos da carta solar, foi proposto uma proteção em brises horizontais paras as fachadas voltadas ao poente e a redução das áreas das aberturas, para se adequar as recomendações da NBR 15220 (2005). Foram desenvolvidos seis modelos de projetos, com diferentes soluções de materiais construtivos para as envoltórias e tamanhos de aberturas. Em seguida, foram realizadas simulações através do software Energyplus, para verificar o desempenho térmico da edificação atual e das soluções concebidas. Constatou-se que a melhor opção de projeto resultou numa redução interna de 2,44 ºC no horário mais quente do dia, no período mais quente do ano, em relação ao projeto atual. Por fim, foi simulado o consumo de energia elétrica, e verificou-se que para a melhor solução projetual, a economia anual de energia elétrica do sistema de resfriamento variou de 17,16% a 41,35%.
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