Resíduos sólidos e agricultura urbana
jardim comunitário em um ecoponto em Palmas, Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3782Palavras-chave:
Resíduos sólidos, Agricultura urbana, Jardim comunitário, PalmasResumo
No passado, a gestão pública tendia a definir tanto a manipulação dos resíduos sólidos como a agricultura urbana como problemas pois eram percebidos como incômodos e fonte de riscos para a saúde. Atualmente, os benefícios potenciais dessas iniciativas recebem mais atenção das prefeituras, com o desenvolvimento de políticas públicas seguras. A pesquisa examina novas possibilidades da agricultura urbana, na medida em que enfoca na proposição de engajamento da população para uma gestão paralela de resíduos sólidos. A agricultura urbana pode ser praticada e estimulada facilmente nas áreas centrais das cidades, que além da produção alimentícia, é capaz de proporcionar uma melhoria estética e ambiental dos bairros onde é inserida, além de ser um meio de educação ambiental em relação a reciclagem de resíduos sólidos. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver um projeto paisagístico para um ecoponto em Palmas, Tocantins. Os Ecopontos oferecerão locais para deposição adequada dos resíduos sólidos, localizados em diversos pontos da cidade. A inovação dos Jardins Comunitários dos Ecopontos está na forma de oferecer à comunidade condições lúdicas e atraentes de recebimento e de sensibilização voltada à mudança de hábitos, uma lógica mais sustentável e com menos emissões de gases de efeito estufa.
Referências
AQUINO, A.M; ASSIS, R. 2007. Agricultura Orgânica em Áreas Urbanas e Periurbanas com Base na Agroecologia. Artigo Científico. Campinas: Ambiente & Sociedade. V. X, n. 1 p. 137-150.
BRASIL. Como Implementar a Coleta Seletiva no Seu Município? Roteiro para Planejamento e Implementação da Coleta Seletiva. Cooperação para a proteção do clima na gestão dos resíduos sólidos urbanos – ProteGEEr. Relatório Técnico. Ministério do Desenvolvimento Regional, Brasil, 2022.
CAVALCANTE, L. A. S.; CARREIRA, L. R. M. Palmas Recicla: Sessões de mentoria do projeto Amazônia pelo Clima. Relatório Técnico. Comitê Intersetorial de Acompanhamento da Cidade Palmas-TO. ICLEI, Amazônia pelo Clima, Palmas, TO, 2022.
GNAU. 2001. Grupo Nacional de Agricultura Urbana. Lineamentos para los subprogramas de Agricultura Urbana para el año 2001 y sistema evaluativo. Cuba : Ministério de Agricultura.
IBICT. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Diagnóstico da Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Amazônia Legal. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Brasília, DF: Ibict, 2021.
MEDEIROS, J. M. M. Novas Perspectivas para o Ensino de Paisagismo. In: 11 ENEPEA, 2012, Campo Grande - MS. ANAIS ENEPEA desafios. Campo Grande: UFMS, 2012.
MEDEIROS, J. M. M. Padrões Espaciais da Paisagem para a Agricultura Urbana. In: EURO ELECS - Latin American and European Conference on Sustainable Buildings and Communities, 2015, Guimarães. ANAIS DO EURO ELECS 2015, 2015.
MOUGEOT, L. J. A. Agricultura Urbana: Concepto y definición. Revista Agricultura Urbana. Vol. 01, N 01. Quito: PGU-ALC/CNUHA-HABITAT; IPES-Promoción del Desarollo Sostenible, 2011.
MONTEIRO, J.; MONTEIRO, M. 2006. Hortas comunitárias de Teresina: agricultura urbana e perspectiva de desenvolvimento local. Artigo Científico. México: Revista Iberoamericana de Economía Ecológica. Vol. 5, p.47-60.
PALMAS. DECRETO Nº 700, de 15 de janeiro de 2014. Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB do Município de Palmas. Prefeitura de Palmas. Secretaria Municipal De Assuntos Jurídicos, 2014.
PALMAS. Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Relatório Técnico. Prefeitura Municipal de Palmas. Palmas, Tocantins, 2022.
PALMAS. Lei Complementar Nº 400, de 2 de abril de 2018. Plano Diretor Participativo do Município de Palmas-TO. Palmas, 2018.
UNEP. United Nations Environment Programme. Turning off the Tap: How the world can end plastic pollution and create a circular economy. UN, 2023. Disponível em: https://www.unep.org/resources/turning-off-tap-end-plastic-pollution-create-circular-economy
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.