Aplicação da simulação computacional para análises de desempenho ambiental em um processo de projeto integrativo

Autores/as

  • Ana Beatriz P. Gonçalves
  • Ana Caroline S. Nascimento
  • Ana Paula Almeida Rocha FAE Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3789

Palabras clave:

processo integrado, simulação computacional, desempenho dos edifícios

Resumen

Durante o processo de projeto, muitos arquitetos e estudantes de arquitetura têm o costume de realizar estudos das condicionantes do entorno, identificando a orientação solar e a direção predominante dos ventos de maneira simplificada. Ao passo que, esse processo pode ser muito mais interativo e preciso com a ajuda da simulação computacional. Assim, o objetivo deste trabalho é exemplificar a aplicabilidade de simulações computacionais nas diferentes fases de projeto, como auxílio ao processo criativo. Para ilustrar  um processo de projeto integrado foi escolhido como objeto de estudo um escritório de arquitetura a ser projetado em um terreno na região central de Curitiba, Paraná. Foi utilizado o programa Rhinoceros para a modelagem dos elementos e o Grasshopper para realizar as análises de condicionantes e conforto. Assim, para compreender as possibilidades do programa, foram propostos 4 estudos iniciais de projeto para enfim encontrar o modelo que se enquadra melhor ao terreno e ao uso proposto. Os testes realizados neste estudo demonstram como o processo de projeto pode ser mais dinâmico e auxiliar no processo criativo.

Citas

BRASIL. Ministério de Minas de Energia. Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2022. Brasília: EPE, 2018.

Disponível em: https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-160/topico-168/Fact%20Sheet%20-%20Anu%C3%A1rio%20Estat%C3%ADstico%20de%20Energia%20El%C3%A9trica%202022.pdf . Acesso em: 13 de abril de 2023.

DELBIN, Simone. Inserção de simulação computacional de conforto ambiental de edifícios em ensino de projeto

arquitetônico: proposta de metodologia. 2006. Dissertação (Mestrado de Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2006.

KOWALTOWSKI, Doris K. et al. (Ed.). O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia.São Paulo

Oficina de Textos, 2011.

SOUZA, Larissa P. de; LAMBERTS, Roberto; VAZ, Carlos E. Verzola. Building performance simulation as a guide

to design decision making: an analysis of architecture student’s design process. In: CONFERÊNCIA DE SIMULAÇÃO DE CONSTRUÇÃO, 2021, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2021. p. 9.

TRINDADE, Sileno Cirne. Simulação computacional como ferramenta de auxílio ao projeto: aplicação em edifícios

naturalmente ventilados no clima de Natal/RN. 2006. Dissertação (Mestrado de Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.

Publicado

26/10/2023

Cómo citar

GONÇALVES , A. B. P.; NASCIMENTO , A. C. S. .; ALMEIDA ROCHA, A. P. Aplicação da simulação computacional para análises de desempenho ambiental em um processo de projeto integrativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3789. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3789. Acesso em: 20 may. 2024.

Número

Sección

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental