AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA SUPERFÍCIE DE RODAGEM NA VIBRAÇÃO GERADA PELO TRÁFEGO RODOVIÁRIO
Palavras-chave:
Vibração, rodovias, edificação popularResumo
A vibração gerada pelas atividades urbanas pode ser avaliada sobre dois aspectos distintos: a incomodidade e o potencial para danos estruturais. Uma das principais fontes de vibração no meio urbano é o tráfego rodoviário que faz parte do dia a dia da população em geral estando bem próximo a residências diuturnamente. Os principais indutores da energia vibratória ão as condições da superfície de rolamento de uma via associada a velocidade e peso do veículos. O objetivo desse trabalho é avaliar a influência da superfície de rodagem de uma via na vibração gerada pelo tráfego rodoviário. Foram realizadas medições de PVP (pico de velocidade da partícula) em cenários diferentes com a pista em terra batida, pavimentada e com tachão e lombadas redutoras de velocidade. Os resultados indicam que com a pavimentação da pista a quantidade de PVPs acima do critério normalizado reduziu mas, devido a velocidades elevadas o critério de danos estruturais foi atingido pelo menos uma vez em cada condição. Nos cenários com tachão e lombadas redutoras de velocidade as PVPs obtidas foram menores, principalmente devido as menores velocidades. As ondas vibratórias se propagam no solo por ondas tipo Rayleigh com potencial de acoplamento aos primeiros modos de vibração das edificações, efeito que pode ser potencializado com os efeitos das intempéries.
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