IMPACTOS DA REESTRUTURAÇÃO VIÁRIA NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO SOBRE AS CONDIÇÕES DE RUÍDO URBANO:
AVALIANDO UM LEGADO DO PROJETO PORTO MARAVILHA
Palavras-chave:
ruído urbano, mapa de ruído, VLT, centro urbanoResumo
Este artigo avalia os impactos nas condições de ruído urbano decorrentes da reestruturação viária realizada no Centro do Rio de Janeiro, como parte das operações do Projeto Porto Maravilha. Definiu-se como área de estudos a região adjacente à Av. Rio Branco, onde foram reduzidas as faixas de circulação de veículos para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Foram realizadas medições do Nível de Pressão Sonora in loco antes (2014) e após (2016) intervenção na área para confecção de mapas de ruído, cortes e mapas de conflito, por meio de simulações computacionais no programa SoundPlan. Verifica-se que a Av. Rio Branco foi a única beneficiada com a reestruturação viária, apresentando uma redução de 3 e 1% do LAeq e do L90, respectivamente. Os ganhos na Av. Rio Branco não compensam os prejuízos observados nas demais vias analisadas, onde se observou um aumento de até 10% do LAeq e 13% do L90. A intervenção praticamente anulou os poucos trechos que atendiam aos níveis sonoros indicados pela NBR 10151/2000 para áreas comerciais e administrativas. A intensificação do tráfego em algumas vias decorre sobretudo da redistribuição dos fluxos, o que demonstra a ineficácia de intervenções pontuais no sistema viário e a necessidade de conjugar investimentos e transporte público com políticas para desencorajar ou mesmo proibir a circulação de veículos particulares em algumas áreas do centro do Rio de Janeiro.
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