MAPEAMENTO ACÚSTICO COMO FERRAMENTA PARA DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE ISOLAÇÃO SONORA DE ESQUADRIAS
Palavras-chave:
índice de isolação sonora, ruído urbano, simulação computacional, conforto acústico, salas de aulaResumo
Esta pesquisa tem por finalidade mensurar e avaliar o ruído ambiental gerado por veículos automotores e analisar a interferência do ruído urbano em ambientes como salas de aula, de acordo com os parâmetros da norma NBR 10152/2017. Para tanto, delimitou-se uma área de estudo, contendo as principais vias do entorno do edifício, sendo destacados 06 (seis) principais pontos avaliados. Em seguida, realizou-se medições dos níveis de pressão sonora com base na norma NBR10151/2000, fixando condições para avaliação da aceitabilidade do ruído, para efetuar coleta de dados do estudo de tráfego veicular que, servirá como entrada de dados para a simulação computacional. Nesta análise, constatou-se que as principais vias possuem o volume tráfego de veículos bastante denso e o nível de pressão sonora (NPS) encontra-se com patamares de ruído acima dos níveis permitidos pela norma NBR 10151/2000. A partir do critério de 35dB(A) estabelecido pela norma NBR 10152/2017 para salas de aula, foi calculado o índice de isolação sonora (RW) das esquadrias nos ambientes do estudo de caso. Por fim, conclui-se que a análise do ruído ambiental tem o papel fundamental para o atendimento ao critério de conforto interno que, por sua vez, determinará o RW necessário das esquadrias.
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