Análise climática aplicada ao ensino de conforto térmico na graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3886

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, zoneamento bioclimático, ventilação natural, cartas solares

Resumo

A incorporação das estratégias bioclimáticas nos projetos de arquitetura implica na análise de um conjunto de
dados complexos, o que demanda a investigação de metodologias integradas para o ensino de conforto térmico,
adaptadas ao contexto da graduação. Assim, o objetivo deste artigo é relatar a experiência dos estudantes de
graduação, no âmbito da monitoria, durante o desenvolvimento das atividades práticas da disciplina TAU075
– Conforto Térmico e Climatização de Ambientes, ofertada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo, da
Universidade Federal de Minas Gerais. O método aplicado consistiu na análise integrada das condições de
ventilação natural, insolação e desempenho térmico das envoltórias. Como resultados, os estudantes
apresentaram os processos de adequação e aplicação das estratégias bioclimáticas nos projetos autorais.

Biografia do Autor

Eleonora Sad de Assis, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Professora Associada na Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – MG, Brasil).

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

BARROZO, Samantha Campos Paiva; ASSIS, Eleonora Sad de. Análise climática aplicada ao ensino de conforto térmico na graduação. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3886. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3886. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental