Iluminação artificial na praça de Casa Forte e praça Faria Neves
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3898Palavras-chave:
Iluminação articial, Jardins históricos, Paisagem noturnaResumo
Este artigo trata da iluminação artificial das Praças de Casa Forte (1935) e a Praça Faria Neves (1958), do paisagista Roberto Burle Marx em Recife, considerados jardins históricos e tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Apresenta como objetivo realizar uma análise comparativa destas, a partir da observação in loco da distribuição dos focos de luz e luminárias, levando em consideração a conservação da paisagem patrimônio, a inovação tecnológica e a capacidade dos jardins de promover bem-estar. O método estabelecido foi de aproximação do objeto empírico, através da vivência em cada jardim, levantamento de dados documentais e técnicos da iluminação instalada além de registros históricos da paisagem. Os resultados mostram duas situações bem diferentes de iluminação. Ambas possuem luminárias com fontes de luz em LED (Light Emitting Diode), entretanto na Praça de Casa Forte, a distribuição original se manteve com os postes em aço fundido preservados, embora o design de lampião colonial das luminárias não tenha referência histórica com o lugar. Por outro lado, na Praça faria Neves, apesar de não termos registro do projeto original, a distribuição dos focos de luz se estrutura em novo arranjo espacial, com luminárias de maior altura e design mais funcional. A principal conclusão é que, embora estes jardins históricos sejam tombados e sua conservação seja responsabilidade do poder público, não existem princípios reguladores para intervenção da iluminação artificial como parte desta paisagem patrimônio.
Referências
ASSOCIAÇÃO BASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). 3º projeto de revisão ABNT NBR 5101(Jan/2023). Norma Brasileira de iluminação pública – procedimento. Disponível em <https://www.abntonline.com.br/consultanacional> Acesso em 02/08/2022.
BRANDI, Cesare. Teoria do Restauro. Ed. Orion, 2006.
CARNEIRO, Silvia. O impacto da iluminação artificial na natureza. São Paulo, revista Lume ed. 96, 2019.
CARTA DOS JARDINS HISTÓRICOS BRASILEIROS, dita carta de Juiz de Fora – outubro de 2010. Disponível em < http:/ portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Carta%20dos%20Jardins%20Historicos.pdf> Acesso em 24/11/2021.
GÓIS, Marcos Paulo Ferreira. Cenários noturnos: sobre a espacialidade e os significados da iluminação urbana na área central da cidade do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Geografia. PPGG/UFRJ. Rio de janeiro, 2011.
K.M. Zielinska-Dabkowska, E. S. Schernhammer, J.P. Hanifin, G. C. Brainard. Reducing nighttime exposure in the urban environment to benefit human health and society. New York: Science, vol. 380, nº 6650. Disponível em <https://www.science.org/doi/10.1126/science.adg5277> Acesso em 20/06/2023.
Nikunen, Heli; Korpela, Kalevi M. The effects of scene contents and focus of light on perceived restorativeness, fear and preference in nightscapes. Journal of Environmental Planning and Management, 2012. link to this article: https://doi.org/10.1080/09640568.2011.608548
NARBONI, Roger. A luz e a paisagem. Tradução António Lopes Rodrigues, Manuel Ruas, Miguel Soares. Lisboa: Livros Horizontes, 2003.
PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE. Secretaria de desenvolvimento sustentável e meio ambiente. Plano de gestão. Jardins históricos de Burle Marx em Recife, 2019.
SÁ CARNEIRO, Ana Rita; SILVA, Joelmir Marques da; organizadores. Inventário dos Jardins de Roberto Burle Marx no Recife (Jardins Públicos) Vol1.Recife/PE Editora UFPE, 2017. Disponível em Acesso em 15/11/2020.
SILVA, Joelmir Marques da. Integridade visual nos Monumentos. Os jardins históricos de Roberto Burle Marx. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Artes e Comunicação. Desenvolvimento Urbano. Recife, 2017
TABACOW, José [org]. Roberto Burle Marx: Arte & Paisagem. São Paulo: ed. Studio Nobel, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.