Influência da vegetação no conforto térmico em ambientes escolares por meio do ENVI-met
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3920Palavras-chave:
escolas, Simulação computacional, ENVI-metResumo
Nos últimos anos, muitas escolas têm seguido projetos padrões sem considerar que o conforto climático pode variar de acordo com as particularidades de cada região. Na expectativa de melhorar as condições desse conforto no ambiente escolar, este estudo buscou analisar a influência da vegetação na área externa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Palmas, por meio de simulação computacional utilizando o software ENVI-met. No estudo, fez-se comparações utilizando como parâmetro a temperatura, a umidade relativa e o PMV entre duas tipologias construtivas, nos blocos de tipologia térreo (antigos) e nos blocos com dois pavimentos (recentes), sendo este último o projeto que se tornou padrão em todos os blocos do instituto em suas ampliações. Os dados apontaram melhores resultados nos três parâmetros em análise para o cenário com vegetação, tanto nos blocos antigos como para os blocos novos. Ainda, foi possível visualizar que o turno mais desconfortável independentemente do bloco é o vespertino e o mais confortável é o matutino, período que pode favorecer um melhor desempenho para os alunos exercerem suas atividades.
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