METODOLOGIA PARA ANÁLISE E QUANTIFICAÇÃO DE SOMBREAMENTO PROVENIENTE DE EDIFICAÇÕES DE ENTORNO SOBRE ESPAÇOS PÚBLICOS ABERTOS

Autores

  • Jeanne Moro Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
  • Eduardo Krüger Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
  • Silvana Camboim Universidade Federal do Paraná – UFPR

Palavras-chave:

sombreamento, sensoriamento remoto, planejamento urbano

Resumo

Este artigo faz parte de um estudo mais amplo, e tem por objetivo apresentar a metodologia desenvolvida para realizar a estimativa de sombreamento proveniente de edificações de entorno imediato através de ferramentas livres de Sensoriamento Remoto e SIG. Para validação foi feito um estudo na Praça do Japão, localizada num setor de grande densidade urbana e edificações de grande altura na cidade de Curitiba/PR. Foram feitas simulações nas datas do solstício de verão, do equinócio de primavera e do solstício de inverno, todos num mesmo intervalo de horas. Foram gerados mapas de visualização e quantificação para a realização das análises. A metodologia proposta mostrou-se confiável e replicável, e como que integra simulações que podem ser executadas em parte de forma automatizada, permite que os planejadores urbanos possam aplicálo no desenvolvimento de planos diretores ou análises urbanas de zoneamento.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Como Citar

MORO, Jeanne; KRÜGER, Eduardo; CAMBOIM, Silvana. METODOLOGIA PARA ANÁLISE E QUANTIFICAÇÃO DE SOMBREAMENTO PROVENIENTE DE EDIFICAÇÕES DE ENTORNO SOBRE ESPAÇOS PÚBLICOS ABERTOS. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 746–755. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3960. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

2. Clima e Planejamento Urbano