Modelo em escala reduzida de cânions e pavimentos urbanos

Pavement and street canyon model (PAVSCAM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3967

Palavras-chave:

Modelo físico em escala, Pavement and street canyon model (PAVSCAM), Pavimentos frios, Microclima urbano

Resumo

Em estudos de cânions urbanos, as coletas de dados em campo fornecem informações de muito valor, porém nem sempre permitem o entendimento de processos físicos mais complexos de interação entre as superfícies e o ambiente. Por outro lado, os métodos de simulação, mesmo sendo um processo de simplificação, permitem outra perspectiva de análise desses fenômenos. Sendo assim, o objetivo deste estudo é propor a construção de um modelo físico de cânion urbano em escala reduzida em um contexto tropical para observar as variáveis microclimáticas relacionadas a quatro tipos de pavimentos. A primeira fase do método foi a caracterização da área e do local de implantação. Em seguida, foram apresentadas as potencialidades e limitações dos modelos de simulação. Como resultado, o estudo mostrou que modelos físicos em escala apresentam potencialidades para observar diversos fenômenos físicos que ocorrem em cânions urbanos, especialmente àqueles que se relacionam com a temperatura superficial e aos ventos. Em contrapartida, não são tão adequados para estudos de balanço energético, tendo em vista as limitações relaciondadas à inércia dos materiais. Desta forma, o potencial de medidas mitigatórias e as consequências de políticas públicas de adaptação climática a nível local podem ser observadas com maior precisão e assim apoiar a construção de estruturas responsivas ao clima em ambiente real.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Kowalski, Universidade Federal de São Carlos

Mestrado em Engenharia Urbana ela Universidade Federal de São Carlos. Doutorando em
Engenharia Urbana na Universidade Federal de São Carlos (São Carlos - SP, Brasil) e Geografia Física na Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).

Érico Masiero, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos. Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos (São Carlos - SP, Brasil).

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Publicado

2023-10-26

Como Citar

KOWALSKI, Luiz Fernando; MASIERO, Érico. Modelo em escala reduzida de cânions e pavimentos urbanos: Pavement and street canyon model (PAVSCAM). In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3967. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3967. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

2. Clima e Planejamento Urbano

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