ESTUDO DA TEMPERATURA DE GLOBO EM RELAÇÃO À TEMPERATURA DO AR DURANTE ATIVIDADES COGNITIVAS EM AMBIENTES DE ENSINO COM ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS EM ÁREAS DAS REGIÕES BRASILEIRAS
Palavras-chave:
radiação térmica, temperatura de globo, temperatura radiante média, desempenhoResumo
Ambientes com inovações tecnológicas de comunicação e informação (Information and Communications Technology - News ICT), incluindo instituições de ensino, proporcionam maior interação entre indivíduos em qualquer parte do mundo e contribuem para maior flexibilidade de aprendizagem. Sendo assim é importante uma atenção extra à radiação dissipada por equipamentos tecnológicos presentes nestes ambientes. Objetivo: Investigar se o comportamento da temperatura de globo (Tg) em relação à temperatura do ar (Ta) poderia afetar o desempenho de estudantes em laboratórios de informática (LI). Métodos: Os procedimentos metodológicos adotados consistiram das seguintes análises em sete laboratórios de informática (LI-A; LI-B; LI-C; LI-D; LI-E; LI-F; LI-G): variáveis térmicas - temperatura radiante média (Trm) e (Tg-Ta) e desempenho dos alunos (Dt). Resultados: LI- G foi o LI com maior incidência de radiação térmica, assim, um modelo matemático foi proposto para esta amostra para determinar se (Tg-Ta) e Trm estão relacionados ao desempenho geral do estudante (Dt). Para cada aumento de um grau na diferença entre a temperatura do globo e a temperatura do ar (Tg-Ta), o desempenho dos estudantes na instituição G diminuiu em aproximadamente 29%. Conclusão: Assim como a produtividade pode ser alterada devido a mudanças na temperatura do ar em ambientes de ensino com ar condicionado, neste caso específico, se Tg > Ta, possivelmente a radiação térmica pode interferir no desempenho das pessoas presentes no ambiente com News ICT. Contribuição da pesquisa: Quanto maior a temperatura radiante média, maior será a radiação térmica nesse laboratório, e esse aumento poderá comprometer o desempenho dos estudantes.
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