Bioclimatologia e planejamento urbano
elaboração de mapa de potencial dinâmico da cidade de Arapiraca-AL
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4057Palavras-chave:
mapa climático, clima urbano, planejamento urbano, ArapiracaResumo
O processo de mitigação de alterações climáticas no ambiente urbano deve ser desenvolvido a partir de instrumentos vinculados ao planejamento urbano, como o Mapa Analítico Climático. O objetivo deste trabalho foi elaborar um Mapa do Potencial Dinâmico da estrutura urbana da cidade de Arapiraca-AL, considerando a ocupação do solo e fatores de amenização térmica como massas d’água e declividade topográfica para subsidiar a construção do mapa analítico climático local. Foi adotada a abordagem quali-quantitativa, utilizando-se o método de análise multicritério, aplicado à análise espacial, através do software QGis. Os procedimentos metodológicos adotados foram: a) elaboração de mapa de ocupação de solo-porosidade da malha urbana; b) elaboração de mapa de proximidades massas d’água; c) elaboração de mapa de declividades/topografia e d) monitoramento microclimático para verificação de tendências e diferenciações no desempenho climático de frações urbanas. Como resultado, o mapa de potencial dinâmico mostrou que Arapiraca possui uma estrutura urbana de baixa capacidade de amenização no bairro do Centro e em bairros circunvizinhos devido à alta taxa de ocupação do solo urbano e à pouca presença de corpos d’água. Porém, nos bairros periféricos há uma predominância de áreas com alto potencial para aproveitamento da ventilação, evidenciando a necessidade de aplicação de estratégias bioclimáticas no processo de planejamento e desenho urbano, através da revisão da legislação urbanística local para adequação ambiental no processo de ocupação territorial local.
Referências
DEPARTMENT OF ARCHITECTURE CUHK. Urban Climatic Map and Standards for Wind Environment: Feasibility Study (Final Report) 2008. Disponível em: https://www.pland.gov.hk/pland_en/p_study/prog_s/ucmapweb/ucmap_project/content/reports/final_report.pdf Acesso em: 05 de março de 2021
FERREIRA, D. G.; ASSIS, E. S. De; KATZSCHNER, L. Construção de um mapa climático analítico para a cidade de Belo Horizonte, Brasil. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, 2017. v. 9, n. suppl 1, p. 255– 270.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA -IBGE. Censo de 2010. Disponível em:
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/arapiraca/panorama. Acesso em: 31/08/2022.
REN, C.; NG, E. Y. Y.; KATZSCHNER, L. Urban climatic map studies: A review. International Journal of Climatology, 2011. v. 31, n. 15, p. 2213–2233.
RIBEIRO, C. A. M. Atualização e aprofundamento do mapa de análises climáticas do Município de João Pessoa - PB. Dissertação (Mestrado). João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2013.
SILVA, M. F. Estratégias Bioclimáticas para seis cidades alagoanas: contribuições para adequação da arquitetura ao clima local. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo) Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2019.
TORRES, S. C. Forma e Conforto: estratégias para (re)pensar o adensamento construtivo urbano a partir dos parâmetros urbanísticos integrados à abordagem bioclimática. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2017. 397f.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.