Bioclimatologia e planejamento urbano

elaboração de mapa de potencial dinâmico da cidade de Arapiraca-AL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4057

Palavras-chave:

mapa climático, clima urbano, planejamento urbano, Arapiraca

Resumo

O processo de mitigação de alterações climáticas no ambiente urbano deve ser desenvolvido a partir de instrumentos vinculados ao planejamento urbano, como o Mapa Analítico Climático. O objetivo deste trabalho foi elaborar um Mapa do Potencial Dinâmico da estrutura urbana da cidade de Arapiraca-AL, considerando a ocupação do solo e fatores de amenização térmica como massas d’água e declividade topográfica para subsidiar a construção do mapa analítico climático local. Foi adotada a abordagem quali-quantitativa, utilizando-se o método de análise multicritério, aplicado à análise espacial, através do software QGis. Os procedimentos metodológicos adotados foram: a) elaboração de mapa de ocupação de solo-porosidade da malha urbana; b) elaboração de mapa de proximidades massas d’água; c) elaboração de mapa de declividades/topografia e d) monitoramento microclimático para verificação de tendências e diferenciações no desempenho climático de frações urbanas. Como resultado, o mapa de potencial dinâmico mostrou que Arapiraca possui uma estrutura urbana de baixa capacidade de amenização no bairro do Centro e em bairros circunvizinhos devido à alta taxa de ocupação do solo urbano e à pouca presença de corpos d’água. Porém, nos bairros periféricos há uma predominância de áreas com alto potencial para aproveitamento da ventilação, evidenciando a necessidade de aplicação de estratégias bioclimáticas no processo de planejamento e desenho urbano, através da revisão da legislação urbanística local para adequação ambiental no processo de ocupação territorial local.

Biografia do Autor

Marcos Antônio da Silva Lima , Universidade Federal de Alagoas

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca (Arapiraca-AL, Brasil)

Júlio Cesar dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Arquiteto e Urbanista, Pesquisador Colaborador Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca (Arapiraca-AL, Brasil)

Maria Cleisyane Moura Barbosa, Universidade Federal de Alagoas

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca (Arapiraca-AL, Brasil).

Simone Carnaúba Torres, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco -UFPE, Professora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Arapiraca-AL, Brasil)

Thiago Alberto da Silva Pereira, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco -UFPE, Professor Ajunto do Curso de Arquitetura e Urbansimo da Universidade Federal de Alagoas (Arapiraca-AL, Brasil)

Referências

DEPARTMENT OF ARCHITECTURE CUHK. Urban Climatic Map and Standards for Wind Environment: Feasibility Study (Final Report) 2008. Disponível em: https://www.pland.gov.hk/pland_en/p_study/prog_s/ucmapweb/ucmap_project/content/reports/final_report.pdf Acesso em: 05 de março de 2021

FERREIRA, D. G.; ASSIS, E. S. De; KATZSCHNER, L. Construção de um mapa climático analítico para a cidade de Belo Horizonte, Brasil. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, 2017. v. 9, n. suppl 1, p. 255– 270.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA -IBGE. Censo de 2010. Disponível em:

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/arapiraca/panorama. Acesso em: 31/08/2022.

REN, C.; NG, E. Y. Y.; KATZSCHNER, L. Urban climatic map studies: A review. International Journal of Climatology, 2011. v. 31, n. 15, p. 2213–2233.

RIBEIRO, C. A. M. Atualização e aprofundamento do mapa de análises climáticas do Município de João Pessoa - PB. Dissertação (Mestrado). João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2013.

SILVA, M. F. Estratégias Bioclimáticas para seis cidades alagoanas: contribuições para adequação da arquitetura ao clima local. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo) Maceió: Universidade Federal de Alagoas, 2019.

TORRES, S. C. Forma e Conforto: estratégias para (re)pensar o adensamento construtivo urbano a partir dos parâmetros urbanísticos integrados à abordagem bioclimática. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2017. 397f.

Downloads

Publicado

26-10-2023

Como Citar

LIMA , Marcos Antônio da Silva; SANTOS, Júlio Cesar dos; BARBOSA, Maria Cleisyane Moura; TORRES, Simone Carnaúba; PEREIRA, Thiago Alberto da Silva. Bioclimatologia e planejamento urbano: elaboração de mapa de potencial dinâmico da cidade de Arapiraca-AL. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.4057. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4057. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

2. Clima e Planejamento Urbano

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)