O CONFORTO TÉRMICO EM SALAS DE AULA DE EDIFÍCIO DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
conforto térmico, desempenho energético, simulação computacionalResumo
O conhecimento do comportamento termo-energético dos edifícios é uma importante ferramenta para o desenvolvimento de estratégias eficientes de melhoria do desempenho ambiental dos mesmos. O objetivo principal deste trabalho é analisar o conforto térmico do conjunto de salas de aula do edifício de ensino superior UnaLiberdade. O procedimento metodológico propõe os seguintes passos: levantamento de dados através de visita de campo, simulação termo-energética no software EnergyPlus e modelagem de diferentes cenários de condicionamento ambiental para análise do conforto térmico das salas de aula. Neste estudo foram propostos três cenários. O Cenário 1 simula o uso exclusivo de ventilação natural, o Cenário 2 simula o uso de ventilação natural associada ao uso de ventiladores de teto enquanto o Cenário 3 simula o uso de ventilação natural associada ao uso de ar condicionado. Os resultados das simulações indicam que no Cenário 1 o conforto térmico é atingido em 62% das horas de operação das salas de aula ao longo do ano, enquanto nos Cenários 2 e 3 os percentuais são 74% e 86% respectivamente. Como resultado ainda vemos o consequente crescimento das intensidades energéticas dos cenários à medida que são introduzidas as tecnologias ativas (ventiladores e ar condicionado). Do ponto de vista do desempenho termo-energético observa-se a possibilidade de melhoria dos sistemas prediais (climatização e iluminação artificial) e principalmente do sistema de janelas da edificação estudada. Identificar estas possibilidades abre oportunidade real de ações voltadas para a eficiência energética na edificação e em uma perspectiva mais ampliada o desenvolvimento de políticas internas de eficiência energética para as demais edificações da instituição de ensino superior.
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