Potencialidade acústica de teatro em instituição de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4119Palavras-chave:
acústica de salas, qualidade acústica de auditórios, acústica de teatrosResumo
A análise do potencial acústico de espaços de uso multidisciplinar, como o caso dos auditórios em ambientes acadêmicos, é fundamental para traçar um panorama do comportamento acústico do espaço, tendo em vista a complexidade de atividades realizadas que vão desde palestras a apresentações musicais. A avaliação acústica envolve a medição e análise de parâmetros acústicos que permitem identificar a qualidade acústica para a atividade desejada. Esse trabalho apresenta um estudo realizado no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/UNICAMP), onde foram avaliados os parâmetros: tempo de reverberação (TR), tempo de decaimento inicial (EDT), clareza (C80), definição (D50) medidos em função de frequência em bandas de 1/1 oitava entre 125 e 4000 Hz e índice de transmissão da fala (STI), obtidos pelo método de resposta impulsiva. De acordo com a análise dos resultados, verificou-se que o tempo de reverberação do auditório é adequado para atividades musicais leves, porém, é considerado elevado para atividades de fala e reduzido para apresentações de música orquestral. Em relação aos valores de EDT, constatou-se que o auditório proporciona maior sensação de reverberância. Já os valores de C80 confirmam a sensação de clareza para música. A qualidade da fala segundo os valores de STI é razoável e coincide com os resultados de D50. O som residual do auditório está adequado e reflete o bom isolamento sonoro proporcionado pelas paredes envoltórias do ambiente.
Referências
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10152: Acústica - Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações. Rio de Janeiro, 2017.
_____. NBR 3382-1: Acústica – Medição de parâmetros acústicos de salas – Parte 1: Salas de espetáculos. Rio de Janeiro, 2017.
BERANEK, L. L. Concert Halls and Opera Houses. New York, Springer, 2004.
MEHTA, M; JOHNSON, J.; ROCAFORT, J. Architectural Acoustics: Principles and Design, New Jersey, Prentice Hall, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.