Potencial de integração de sistemas fotovoltaicos em residências unifamiliares existentes
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4126Palavras-chave:
eficiência energética, edifício de energia zero, simulação computacional, fotovoltaicaResumo
O presente estudo pretende avaliar o potencial de integração de sistemas fotovoltaicos (FV) em edificações residenciais no Sul do Brasil, sem alterações arquitetônicas nas mesmas. Assim, as etapas se dividiram em levantar as três edificações a serem requalificadas, bem como o perfil de consumo de cada família. A segunda etapa consistiu na análise prévia da metragem quadrada necessária para suprir o consumo de cada família, bem como a definição do módulo fotovoltaico a ser utilizada. A terceira etapa consistiu na compilação e alimentação desses valores no software de simulação SAM, gerando os valores de consumo versus geração de cada unidade habitacional estudada. Por fim, uma nova simulação foi realizada considerando os valores ótimos de azimute e inclinação do telhado, com o objetivo de comparar os valores com a mínima intervenção arquitetônico com o cenário ideal. Como resultado, obteve-se que as residências A e B atenderam as suas demandas, enquanto a residência C não conseguiu suprir a totalidade. Este resultado está relacionado com o fato de a residência C não apresentar área de telhado útil para todo o sistema fotovoltaico necessário, além do fato de que a quantidade de radiação na região é menor do que a das outras edificações.
Referências
BLAIR, N. et al. System Advisor Model – SAM. Denver NREL - National Renewable Energy Laboratory, 2018.
EPE, Empresa de Pesquisa Energética. Balanço Energético Nacional 2022: Ano base 2021. Rio de Janeiro: 2023. Disponível em: <http://www.epe.gov.br>. Acesso em: 24/04/2023.
FRAUNHOFER. Photovoltaics Report. 2023. Disponível em: .
IBGE, Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: 2023.
M. PROBST; C. ROECKER. Solar energy systems in architecture integration criteria and guilines. 2ª Ed. 2012
NAKABAYASHI, R. K. Microgeração Fotovoltaica No Brasil: Condições Atuais e Perspectivas Futuras. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Energia do Instituto de Energia e Ambiente, Universidade de São Paulo - USP) São Paulo: p. 107. 2014.
OLIVEIRA, G. L. C. et al. Análise De Viabilidade Técnica E Econômica Da Implantação De Um Sistema Fotovoltaico Conectado À Rede Em Uma Edificação Multifamiliar. In: XV ENCAC - Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, 2019, João Pessoa, Anais..., p. 2179–2187, 2019.
PEREIRA, E. B. et al. Atlas Brasileiro de Energia Solar. São José dos Campos: 2ª ed. 2017.
PEREIRA, Priscila Martins Mateus de Oliveira, NETO, Luiz Pereira da Silva, SORGATO, Marcio José. Análise Técnica Da Integração De Sistemas Fotovoltaicos Em Edificações Da UFMS. In: XVII Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído. 2020, Porto Alegre, Anais..., ANTAC, 2020.
RÜTHER, R. Edifícios solares fotovoltaicos: o potencial da geração solar fotovoltaica integrada a edificações urbanas e interligada à rede elétrica pública no Brasil. p. 114 p., 2004.
SANTOS, Í. P. DOS. Integração De Painéis Solares Fotovoltaicos Em Edificações Residenciais E Sua Contribuição Em Um Alimentador De Energia De Zona Urbana Mista. (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGEC, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC) Florianópolis, p. 126, 2009.
SCHULTZ, A.; ASSIS, E. S. DE; VILELA, J. A. Análise Da Viabilidade Econômica Da Utilização Do Sistema Fotovoltaico Em Habitações De Interesse Social Em Belo Horizonte, MG. In: XVI ENCAC - Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, Palmas – TO, Anais..., p. 1223–1232, 2021.
SILVA, Tais Oliveira, SORGATO, Marcio José. Análise Do Potencial De Integração De Sistemas Fotovoltaicos Em Edificações Residenciais De Campo Grande/ MS. In: XI ENCAC - Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído. 2019. João Pessoa, Anais..., 2019.
SORGATO, M. J.; SCHNEIDER, K.; RÜTHER, R. Technical and economic evaluation of thin-film CdTe building-integrated photovoltaics (BIPV) replacing façade and rooftop materials in office buildings in a warm and sunny climate. Renewable Energy, v. 118, p. 84–98, 1 abr. 2018.
UFRGS, Universidade do Rio Grande do Sul. Programa Radiasol. , 2023. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/labsol/#softwares>. Acesso em: 30 mar. 2023
ZOMER, C. D. Método De Estimativa Da Influência Do Sombreamento Parcial Na Geração Energética De Sistemas Solares Fotovoltaicos Integrados Em Edificações. Tese ( Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), Florianópolis, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.