APLICAÇÃO PRÁTICA DE UM FLUXO DE TRABALHO PARAMÉTRICO EM PROJETO ARQUITETÔNICO PARA CIDADES COM DIFERENTES ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS

Autores

  • Gabriela Celestina Bernardi Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Marcelo Galafassi Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Palavras-chave:

Conforto Ambiental, Modelagem Paramétrica, Arquitetura Bioclimática

Resumo

O projeto bioclimático visa a obtenção do conforto ambiental com reduzido consumo energético, onde são aplicadas estratégias projetuais e elementos construtivos adequados ao contexto onde a edificação será inserida. Ferramentas de apoio como programas computacionais, são cada vez mais relevantes para que o profissional possa avaliar suas decisões projetuais, favorecendo a visualização e comprovação dessas decisões por meio da utilização de métodos de apoio que buscam auxiliar o arquiteto. Este artigo tem como objetivo aplicar, em projeto arquitetônico, um fluxo de trabalho para dimensionamento de elementos de obstrução solar em modelos para as cidades de Curitiba e Fortaleza, utilizando softwares paramétricos. Foram definidos modelos que serviram de base para o estudo, considerando cidades que possuem situações climáticas diferentes. Um fluxo de trabalho criado para dimensionamento de elementos de obstrução solar (Cobogó) foi utilizado, alcançando soluções adequadas para os modelos propostos, verificando a potencialidade do uso da modelagem paramétrica a partir do software Rhinoceros e seus plug-ins Ladybug e Grasshopper, considerando o ganho de calor por radiação incidente. Os resultados se mostraram satisfatórios ao perceber a rapidez e qualidade dos softwares paramétricos no âmbito de projeto arquitetônico e análise bioclimática das edificações, podendo ser aplicado em modelos de cidades diferentes.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

BERNARDI, Gabriela Celestina; GALAFASSI, Marcelo. APLICAÇÃO PRÁTICA DE UM FLUXO DE TRABALHO PARAMÉTRICO EM PROJETO ARQUITETÔNICO PARA CIDADES COM DIFERENTES ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 1637–1646. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4190. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

4. Desempenho Térmico do Ambiente Construído