INFLUÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS BIOCLIMÁTICAS EM UMA ESCOLA POR ANÁLISE DE SENSIBILIDADE LOCAL
Palavras-chave:
Desempenho de edificações, simulação térmica, análise de sensibilidade localResumo
A crescente escassez de recursos energéticos e o aumento da sua demanda têm motivado o estudo do desempenho das edificações. A norma, no Brasil, que sugere diretrizes construtivas para o desempenho térmico da edificação, conforme a zona bioclimática, é a NBR 15220. Dentre os diversos edifícios públicos, as escolas, foco desse estudo, são as que possuem maior responsabilidade social. O seu desempenho é de grande importância, pois as condições de conforto da edificação têm reflexo na performance dos usuários. Assim, esse trabalho tem como objetivo avaliar os parâmetros mais influentes em uma edificação escolar na cidade de Joinville, Santa Catarina. Para tal, foi realizado um estudo de caso em uma escola na cidade de Joinville em uma escola de ensino básico da rede municipal da cidade. Foram aplicadas as estratégias e índices recomendados na NBR 15220 para zona bioclimática da cidade. Simulou-se a combinação de diversos casos com o programa Energyplus, avaliando a temperatura interna da edificação. Os melhores resultados foram avaliados pela análise de sensibilidade local, mostrando a influência de cada parâmetro nesse estudo. Os resultados dessa análise indicaram que a ventilação noturna foi um dos fatores mais importantes no desempenho, principalmente nos períodos mais quentes. As paredes internas com alta massa térmica e os elementos de proteção não foram parâmetros sensíveis no modelo. A absortância e o material da cobertura foram elementos significativos no conforto da edificação. Assim, concluiu-se que os parâmetros mais influentes na edificação analisada dizem respeito à ventilação natural e à cobertura sendo que a sua absortância solar e material foram parâmetros bastante sensíveis no modelo.
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