LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE DADOS DE CONSUMO DESAGREGADO DE ENERGIA EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL PARA RETROFITTING

Autores

  • Isadora Carvalho F. Buchala Universidade Federal de Minas Gerais
  • Beatriz Ribeiro Bartholo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sabrina de Oliveira Fabiano Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eleonora Sad de Assis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roberta Vieira G. Souza Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

escola pública, retrofitting, eficiência energética, consumo desagregado, APO

Resumo

Edifícios complexos, como escolas públicas, são raramente submetidos a avaliações pós-uso para verificar seu estado de conformidade às condições iniciais do projeto ou para sua atualização. Além disso, na esfera municipal lida-se com dificuldades envolvendo a falta de monitoramento do desempenho da edificação, já que regulamentações legais muitas vezes se restringem à escala nacional, e pelo fato de que as escolas municipais, em geral, estão localizadas em espaços urbanos com diversas vulnerabilidades. Este artigo apresenta um estudo de caso com avaliação pós-ocupação energética (APO) na Escola Municipal Herbert José de Souza, em Belo Horizonte, para propor a melhoria do desempenho energético do edifício. Foram levantados dados locais e analisado o consumo desagregado de energia por usos finais do edifício. Técnicas de observação extensiva como walk-through, tabulação, representação de dados e criação de cenários de propostas foram utilizadas para entender as atividades desempenhadas e o consumo de energia advindo da utilização de equipamentos e iluminação artificial. Após a análise dos dados levantados, foi possível obter resultados satisfatórios de economia de energia no sistema de equipamentos por meio de troca por equipamentos mais eficientes e com menor potência. No sistema de iluminação, da mesma forma, há grande economia de energia com a troca de lâmpadas fluorescentes por LED e aumento de lâmpadas em ambientes que não atendiam a norma NBR 8995/2013. Dentre as conclusões, destaca-se o fato de que a metodologia selecionada para o estudo foi satisfatória, mesmo havendo limitações quanto à modelagem do consumo estimado. A realização da APO energética se mostrou de grande importância para uma boa proposta de manutenção de edifícios públicos escolares

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Publicado

02-10-2023

Como Citar

BUCHALA, Isadora Carvalho F.; BARTHOLO, Beatriz Ribeiro; FABIANO, Sabrina de Oliveira; ASSIS, Eleonora Sad de; SOUZA, Roberta Vieira G. LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE DADOS DE CONSUMO DESAGREGADO DE ENERGIA EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL PARA RETROFITTING. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 2391–2400. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4293. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

5. Eficiência Energética

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