A INFLUÊNCIA DAS ORIENTAÇÕES DAS ABERTURAS E CONDIÇÕES DE CÉU NOS NÍVEIS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM UM AMBIENTE HOSPITALAR

Autores

  • Jordana Teixeira da Silva Instituto Federal de Alagoas
  • Renata da Costa Barbosa Medeiros
  • Renata Camelo Lima Instituto Federal de Alagoas
  • João Paulo Lima Santos Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

iluminação natural, arquitetura hospitalar, simulação computacional

Resumo

No Brasil, a captação da luz natural constitui-se como uma das principais estratégias na busca por ambientes mais acolhedores e humanizados, evitando o confinamento e contribuindo para o processo de cura dos pacientes em estabelecimentos de saúde. Entre os parâmetros que podem determinar as condições de iluminação natural nesses ambientes, têm-se a orientação das aberturas e as condições de céu. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é avaliar comparativamente a influência das diversas orientações nos níveis de iluminação natural em um ambiente de internação coletiva hospitalar em Maceió-AL. Trata-se de um estudo de caso, classificado como uma pesquisa exploratória. Com base nas especificações técnicas existentes no local, foi elaborado um modelo computacional para simulação no programa Troplux 6. Foram realizados 32 grupos de simulações com orientações que variaram a cada 11,25°, em quatro condições de céu: encoberto, parcialmente encoberto, claro e dinâmico, em todos os dias do ano. Gráficos em formato de histogramas circulares apresentam os valores de iluminâncias médias anuais, relativas a cada uma das orientações. Os resultados mostram elevados percentuais anuais de iluminância na faixa de frequência excessiva. Pode-se inferir que, diante do ambiente apresentado, para qualquer orientação, é necessário o uso de protetores solares. Os tipos de condições de céu e a orientação (ligada à localização geográfica), quando considerados em conjunto, podem interferir na quantidade e qualidade da iluminação natural. Estudos que abordem a qualidade da iluminação natural, em conjunto com análises quantitativas, podem contribuir na adequada concepção de futuros projetos para estabelecimentos assistenciais de saúde.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

SILVA, Jordana Teixeira da; MEDEIROS, Renata da Costa Barbosa; LIMA, Renata Camelo; SANTOS, João Paulo Lima. A INFLUÊNCIA DAS ORIENTAÇÕES DAS ABERTURAS E CONDIÇÕES DE CÉU NOS NÍVEIS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM UM AMBIENTE HOSPITALAR. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 2554–2563. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4316. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

6. Iluminação Natural e Artificial