ANÁLISE ANUAL DA EXPOSIÇÃO À INCIDÊNCIA SOLAR DIRETA, AO OFUSCAMENTO E AOS NÍVEIS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTE COM PROTEÇÕES SOLARES INTERNAS

Autores

  • Dayan de Loyola R. Garcia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando O. R. Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

iluminação natural, ofuscamento, insolação, simulação computacional climática

Resumo

O artigo possui como objetivo a análise de ocorrências anuais de incidência solar direta, probabilidade de ofuscamento e iluminação natural, em uma edificação de permanência prolongada sob situações sem controle solar e controladas por dispositivos internos de sombreamento. A pesquisa se fundamentou na abordagem da modelagem e simulação da iluminação natural anual-climática. Com base nas condições ambientais de Florianópolis-SC, uma edificação modelo foi submetida à simulação em quatro orientações e se registraram valores horários de indicadores de ofuscamento, incidência solar direta e iluminação natural, considerando ocupação diária de 10h. No modelo sem controle solar foi realizada a análise para o ocupante sentado em três posições ao longo da profundidade do ambiente e com três direções de visão. A partir dos casos com probabilidade de ofuscamento mais crítica, foram operadas telas translúcidas rolô, persianas 0º e persianas 50º, por quatro controles. Cada dispositivo foi configurado em dois conjuntos de propriedades ópticas. Os resultados horários foram transformados em frequências anuais e critérios espaciais-temporais. Foi possível identificar redução satisfatória da probabilidade de ofuscamento com a alteração da direção de visão, mas o afastamento de 2,0 m da janela atingiu redução ineficaz. Na posição mais crítica (1,5 m da janela) o modo sempre 100% fechado e o controle guiado pelo indicador de ofuscamento indicaram a redução eficaz das frequências de ofuscamento, de incidência solar direta e de iluminação excessiva, ao empregarem telas translúcidas claras e persianas 50° claras. Além disso esses casos contribuíram para o aproveitamento de iluminação natural, ao contrário dos dispositivos escuros.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

GARCIA, Dayan de Loyola R.; PEREIRA, Fernando O. R. ANÁLISE ANUAL DA EXPOSIÇÃO À INCIDÊNCIA SOLAR DIRETA, AO OFUSCAMENTO E AOS NÍVEIS DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTE COM PROTEÇÕES SOLARES INTERNAS. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 2574–2583. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4318. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

6. Iluminação Natural e Artificial