ANÁLISE DA ILUMINAÇÃO NATURAL A PARTIR DE ELEMENTOS HORIZONTAIS E VERTICAIS DE PROTEÇÃO SOLAR APLICADOS A ABERTURA LATERAL DE SALAS DE AULA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA / PB

Autores

  • Solange Maria Leder Universidade Federal da Paraíba
  • Eliana Costa Lima Instituto Federal da Paraíba
  • Yan Fábio Leite de Azevedo Universidade Federal da Paraíba
  • Guilherme Amorim Cavalcanti Universidade Federal da Paraíba
  • Dayane de Melo Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • Francisco Edinardo B. Alves Junior Universidade Federal da Paraíba
  • Tainá Gomes dos Santos Costa Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

iluminação natural, proteção solar, brise, sala de aula.

Resumo

Considerando a iluminação natural do ambiente escolar, pode-se afirmar que são inúmeros os benefícios fisiológicos e psicológicos que este tipo de luz proporciona. A luz natural é um importante estímulo ambiental de regulação do sistema circadiano (BOYCE; HUNTER; HOWLET, 2003), que é responsável pelo relógio biológico do ser humano, atuando sobre o bem-estar, grau de atenção e qualidade do sono. O objetivo deste artigo é analisar a influência da utilização de elementos verticais e horizontais de proteção com diferentes configurações, em abertura lateral no comportamento da iluminação natural em espaços de sala de aula localizados em um local de baixa latitude. O procedimento metodológico adotado para esta pesquisa caracteriza-se primordialmente por medições realizadas a partir de um modelo físico reduzido que tem como base as dimensões e a geometria adotadas em um projeto padrão de sala de aula em escolas da rede municipal de ensino fundamental. O estudo compreende três etapas: I) Delimitação do objeto de estudo, definição e construção dos modelos de análise; II) Coleta de dados quantitativos - medições in loco; III) Tabulação dos dados e análises descritivas e inferenciais. Os resultados demonstraram que a presença destes elementos conseguiu gerar maior homogeneidade da luz em relação ao caso em que não há a presença dos brises. Observou-se que mesmo com a presença destes elementos, os níveis de iluminação atingidos em grande parte do tempo são bastante elevados, acima de 500 lux, para ambientes de sala de aula. Dentre todas as situações observadas, notou-se que os níveis adequados entre 300 e 500 lux de iluminância atingiram no máximo 16,7% dos registros totais. Estes elevados níveis podem ser atribuídos às reflexões causadas pelas superfícies de cor branca dos brises direcionadas ao interior do ambiente.

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Publicado

02-10-2023

Como Citar

LEDER, Solange Maria; LIMA, Eliana Costa; AZEVEDO, Yan Fábio Leite de; CAVALCANTI, Guilherme Amorim; ALMEIDA, Dayane de Melo; ALVES JUNIOR, Francisco Edinardo B.; COSTA, Tainá Gomes dos Santos. ANÁLISE DA ILUMINAÇÃO NATURAL A PARTIR DE ELEMENTOS HORIZONTAIS E VERTICAIS DE PROTEÇÃO SOLAR APLICADOS A ABERTURA LATERAL DE SALAS DE AULA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA / PB. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 2590–2598. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4320. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

6. Iluminação Natural e Artificial

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