AS INFORMAÇÕES SOBRE PROPRIEDADES LUMINICAS CONTIDAS NAS EMBALAGENS DE LÂMPADAS
UMA QUESTÃO IMPORTANTE PARA O CONSUMO CORRETO DO EQUIPAMENTO E PARA SUA ACEITAÇÃO NO MERCADO
Palavras-chave:
comunicação visual, iluminação, conforto visual, design de interior, sustentabilidadeResumo
O trabalho apresenta os resultados finais da pesquisa interdisciplinar que tem como tema as informações contidas nas embalagens de lâmpadas de alto rendimento luminoso necessárias para que o consumidor escolha o produto que venha a promover estímulos lumínicos, em espaços internos, dentro do parâmetro de conforto visual. A investigação apresenta os resultados encontrados sobre as regulamentações existentes acerca da disposição de informações em embalagens de lâmpadas em comparativo com o que é executado pelos fabricantes e distribuído no mercado, apresentando, em cima dessa comparação, uma nova proposta de conteúdo obrigatório a ser informado. O objetivo desse estudo foi possibilitar ao consumidor final melhor acesso às características do produto a ser adquirido que podem lhe proporcionar maior conforto visual, sem perda da economia financeira e ambiental, visto que as novas tecnologias de lâmpadas disponibilizadas no mercado, que oferecem maior rendimento luminoso, possuem variação de propriedades lumínicas que nem sempre vêm descritas em sua totalidade nas embalagens. A metodologia fez uso de fontes primárias, com a documentação direta das regulamentações existentes, e das embalagens de lâmpadas, através de uma amostragem. O resultado atingido foi uma relação de conteúdo a ser obrigatoriamente informado e uma proposta de formulação da comunicação visual das embalagens que permita o acesso do consumidor às informações necessárias.
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