CALIBRAÇÃO DE UM MODELO COMPUTACIONAL DE UMA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL COM SISTEMA CONSTRUTIVO DE BASE CIMENTÍCIA NA REGIÃO AMAZÔNICA.

Autores

  • Eduarda Gonçalves Universidade Federal do Pará
  • Alice Melo Universidade Federal do Pará
  • Bruno R. Zemero Universidade Federal do Pará
  • Márcio S. Barata Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Calibração, Habitação de Interesse Social, Energy Plus

Resumo

Este estudo teve como objetivo a calibração do modelo computacional de uma habitação de interesse social (HIS) construída em concreto celular moldado in loco para a cidade de Capanema, no Estado do Pará, situada na Zona Bioclimática 8. Para tal, foram utilizados os programas EnergyPlus versão 9.3.0 e o plugin Euclide versão 9.3 para o programa SketchUp. A análise de sensibilidade considerou os indicadores de desvio médio e erro quadrático médio, bem como parâmetros internacionais: Coefficient of Variation of the Root Mean Squared Error CV(RMSE) e o Normalized Mean Bias Error (NMBE). Foram analisadas variações no entorno da edificação e nos dados de condutividade de materiais da envoltória a fim de gerarem resultados para a temperatura de bulbo seco medidas in loco e simuladas no EnergyPlus, que através de planilhas eletrônicas puderam ser comparados por meio de indicadores estatísticos. Os resultados demonstraram uma ótima aproximação entre os valores de temperatura medidos e simulados, gerando assim, um modelo computacional preciso e confiável. Portanto, torna-se evidente a importância da calibração como etapa fundamental para a análise de desempenho energético.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

GONÇALVES, Eduarda; MELO, Alice; ZEMERO, Bruno R.; BARATA, Márcio S. CALIBRAÇÃO DE UM MODELO COMPUTACIONAL DE UMA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL COM SISTEMA CONSTRUTIVO DE BASE CIMENTÍCIA NA REGIÃO AMAZÔNICA. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 744–753. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4458. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

3. Conforto Térmico