DESEMPENHO TÉRMICO E CONSUMO ENERGÉTICO EM UMA SALA DE AULA PADRONIZADA

“IMPACTO DO MODELO DE JANELA EM DUAS CIDADES DA ZB 8”

Autores

  • Gilda Laysa Oliveira de Gouveia Universidade Vila Velha
  • Marcos Vinicius Gualberto da Cruz Universidade Vila Velha
  • Érica Coelho Pagel Universidade Vila Velha
  • Ramon Silva Martins Universidade Vila Velha

Palavras-chave:

conforto térmico, ventilação natural, janelas, consumo energético, simulação computacional

Resumo

A padronização da arquitetura escolar no Brasil é preocupante do ponto de vista do conforto ambiental, pois na maioria das vezes não leva em consideração as particularidades climáticas de cada lugar, resultando em ambientes com desconforto térmico e consequentemente gasto energético com sistemas de refrigeração. Segundo a NBR 15220 uma das principais estratégias passivas para condicionamento térmico em localidades situadas na Zona 8, caracterizadas por um clima tropical quente e úmido, é a ventilação do ambiente, o que intensifica o papel das janelas do edifício na captação e distribuição do ar. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o conforto térmico em uma sala de aula padrão do projeto escolar Proinfância Tipo B, avaliando quatro configurações diferentes de desenho da janela. Além disso, foram calculados o consumo energético e o custo financeiro anual para proporcionar conforto, de forma artificial, às horas em que ele não é atingido de forma passiva. O método executado envolveu simulações computacionais com o uso do software DesignBuilder. Os resultados mostram que a janela (M4) que oferece maior área para ventilação e maiores taxas de entrada de ar permanente (24 h/ dia), através do peitoril ventilado e pivotante, apresenta melhor desempenho térmico em todas as configurações estudadas, em contrapartida a janela padrão (M1) apresenta o pior rendimento. Ficou evidente também que ao associar o aumento da ventilação à correta orientação da fachada da sala de aula, o desempenho máximo é atingido.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

GOUVEIA, Gilda Laysa Oliveira de; CRUZ, Marcos Vinicius Gualberto da; PAGEL, Érica Coelho; MARTINS, Ramon Silva. DESEMPENHO TÉRMICO E CONSUMO ENERGÉTICO EM UMA SALA DE AULA PADRONIZADA: “IMPACTO DO MODELO DE JANELA EM DUAS CIDADES DA ZB 8”. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 830–839. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4467. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

3. Conforto Térmico