CONFORTO LUMINOSO EM SALAS DE AULA
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO POR MEIO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS
Palavras-chave:
iluminação natural, arquitetura escolar, avaliação de desempenho luminoso, computacionalResumo
A espacialidade, incluídas as questões de conforto ambiental, é elemento importante no processo de ensinoaprendizagem. A pesquisa aqui proposta tem como objetivo geral aplicar um método de avaliação do conforto luminoso em salas de aula por meio de ferramentas computacionais. Para isso foi selecionada sala de aula, em uma edificação no Campus do Coração Eucarístico, PUC Minas, Belo Horizonte. Essa pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: uma primeira etapa de revisão bibliográfica, com seleção do objeto a ser estudado e dos softwares a serem utilizados nas simulações do desempenho luminoso; uma segunda etapa de estudo das ferramentas computacionais e definição dos parâmetros de avaliação; uma terceira etapa de levantamento dos dados e simulação da situação atual de uma sala de aula, nas datas e horários definidos pelas Normas Brasileiras para avaliação do desempenho luminoso e, por fim, uma última etapa de simulações da sala de aula com algumas modificações no ambiente para diferentes análise dos resultados. Como produto deste trabalho analisou-se o uso do software Grasshopper, uma ferramenta de programação visual nativa do software Rhinoceros, que por meio plugin de análise ambiental Honeybee se conectou ao software Radiance para simular o desempenho luminoso de salas de aula, verificando que a parametrização também pode ser utilizada em análises de conforto ambiental, além de contribuir para uma liberdade formal do projeto indicando uma metodologia, poderia ser aplicadoao longo do processo de projeto.
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