VENTILAÇÃO NATURAL COMO INSTRUMENTO NA REDUÇÃO DO RISCO DE PROPAGAÇÃO DA COVID-19
ESTUDO DE CASO EM SALAS DE AULA
Palavras-chave:
coronavírus, transmissão viral, ventilação, ventilação natural, escolasResumo
A pandemia de Coronavírus gerou a necessidade da instauração de medidas de isolamento social ao redor do mundo. Neste contexto os mais diversos estabelecimentos foram fechados, sendo instituições de ensino, locais onde há concentração corriqueira de estudantes, uma das atividades mais afetadas. Este trabalho busca verificar as condições sanitárias de salas de aula com base em suas taxas de ventilação, bem como estabelecer parâmetros de reocupação seguros em relação à transmissão da COVID-19. Dada a escala global das interdições de escolas, há grande volume de recintos a serem avaliados, destarte, a valia de ferramenta que permita apreciação breve das condições de aeração natural de cada sala. Para tal foi desenvolvida uma planilha de cálculo simplificada para estimar as taxas de ventilação de recintos fechados, que leva em consideração características da edificação, de seu entorno e sua localização geográfica. A segurança sanitária de ocupação de salas de aula do Centro de Tecnologia e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina foi avaliada a partir dessas taxas, adotando parâmetros de rugosidade do terreno e intensidade do ar pessimistas. A probabilidade de contágio da doença foi estimada para cada sala de aula considerando sua ocupação máxima original, bem como para lotação reduzida, conforme metodologia proposta por Jimenez (2020). Os ambientes também foram classificados de acordo com seus números de troca de ar por hora, em faixas propostas por Allen et al (2020). Para algumas das salas avaliadas a redução da ocupação máxima somente considerando distanciamento social de 2 metros é incapaz de manter as taxas de ventilação em níveis adequados para reduzir o risco de disseminação da doença
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