Introdução ao Building Information Modeling nos cursos de Engenharia Civil e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Autores

Palavras-chave:

Building Information Modeling, Engenharia Civil, Graduação

Resumo

A partir de 2014 a EP começou a oferecer uma disciplina com o nome de Introdução ao Projeto na Engenharia. Como o próprio nome diz, trata-se de uma disciplina introdutória, que tem o objetivo inicial: “De modo integrado e complementar à Disciplina Introdução à Engenharia Civil e Ambiental, conhecer e treinar procedimentos que envolvem métodos analíticos e sintéticos para atuar na engenharia, ferramentas de design e planejamento na engenharia, além de outros tópicos que possam ser necessários visando a inovação, sustentabilidade e empreendedorismo.” É uma disciplina de 4 créditos aula e 1 trabalho, resultando em 90 horas de carga horária calculada. A equipe conta com 6 professores responsáveis e aproximadamente 210 alunos divididos em cinco horários (uma vez que o limite do laboratório é de 48 alunos). Ela acontece no segundo período do curso e atende prioritariamente os alunos do primeiro ano dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Foi uma disciplina criada a partir de uma reestruturação curricular, na qual se percebeu a necessidade de que os alunos tivessem um reforço de introdução específico, ou seja, os alunos passavam por uma disciplina de introdução mais genérica no primeiro semestre e, em seguida, precisariam aprofundar em aspectos mais específicos da sua área. Dentro dessa especificidade, escolheu-se focar em aspectos relacionados ao projeto e aproveitou-se a oportunidade para introduzir BIM no currículo, mesmo dispondo-se de carga horária muito reduzida. A aplicação de uma ferramenta BIM durante esse curso é uma boa ocasião para que os alunos completem sua experiência inicial de projeto de engenharia com algo bastante concreto e motivante. O uso de uma ferramenta específica tornou-se realidade em 2015, depois que se formatou melhor o curso e os recursos (laboratório de informática) se tornaram disponíveis. Ficou estabelecido que dois créditos seriam utilizados nessa parte da disciplina e quatro professores ficariam encarregados dela. Atualmente encontra-se no quarto oferecimento no atual formato. Desde o início, como já foi mencionado, o formato do curso privilegia o “hands on”, ou seja, a manipulação direta da ferramenta, tanto durante a aula quanto fora dela. No segundo oferecimento foi possível contar com alunos monitores, o que representou um incremento substancial na efetividade do aprendizado. Outra melhoria já realizada foi o fornecimento de um material semi-pronto, de modo a que cada fase do aprendizado pudesse se apoiar na anterior, sem o perigo de acúmulo de erros ao longo do semestre. Além dos exercícios em sala, os alunos devem desenvolver um projeto de modelagem individual, sendo geralmente uma pequena edificação residencial. A temática de BIM abordada no curso envolve, além dos conceitos introdutórios essenciais, a modelagem de arquitetura, estrutura, fundação e sistemas prediais (água fria e esgoto), bem como a extração de quantitativos, geração de documentação e de animações (walk-through). A experiência desta disciplina revela bons resultados, em relação ao objetivo estabelecido (capacitar os alunos em modelagem BIM para que possam desenvolver usos de BIM em outras disciplinas). Os alunos têm tido a oportunidade de desenvolver suas habilidades em ferramenta de autoria BIM, com resultados muito bons no projeto individual que apresentam. A pequena carga horária disponível ainda impede que conceitos mais avançados de BIM possam ser explorados, especialmente a questão da interoperabilidade. Esforços estão sendo desenvolvidos no sentido de capacitar docentes de outras disciplinas do curso de engenharia civil para integração de BIM em seus conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-17

Como Citar

FERREIRA, Sérgio Leal; SANTOS, Eduardo Toledo. Introdução ao Building Information Modeling nos cursos de Engenharia Civil e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/109. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Experiência didática realizada

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.