Integração Digital aplicada ao ensino de projeto arquitetônico

Autores

  • Angelica Paiva Ponzio Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leonardo Prazeres Veloso de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Victor Schulz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aírton Cattani <span>Universidade Federal do Rio Grande do Sul</span>

Palavras-chave:

Modelagem, Simulação, Análise, Projeto, BIM, Paramétrico, Grasshopper

Resumo

Existe uma intrínseca relação entre representação, arquitetura e meios de produção (PONS,2002), sendo que a evolução de qualquer um destes fatores leva à transformação dos demais. O avanço da tecnologia tem impactado a arquitetura na sua maneira de ser pensada e construída, fazendo com que os conhecimentos para o exercício profissional tenham se tornado cada dia mais diversos (HASKELL, 2016). Antes do computador tornar-se uma ferramenta usual no cotidiano de arquitetos, o fluxo de trabalho durante um processo projetual delineava-se de modo analógico e continuo. Com a introdução do computador este fluxo começou a sofrer rupturas, sendo desenvolvido em mídias analógicas e digitais. Com o tempo, as ferramentas computacionais começaram a se estabelecer em diversas fases de um processo projetual, contudo, mesmo quando predominam os meios digitais, o projeto, por vezes, necessita transitar entre softwares com finalidades distintas. Nos últimos 15 anos termos como modelagem e design paramétrico têm ganhado visibilidade (VELOSO, SCHEEREN e VASCONCELOS, 2017). O foco deste trabalho foi facilitar o processo projetual utilizando ferramentas digitais que não limitassem o processo criativo, diminuindo rupturas nos fluxos de trabalho. Realizou-se uma experiência com estudantes de arquitetura no intuito de capacitá-los a utilizar processos de projeto aliando ferramentas de desenho algorítmico e tecnologia BIM. Esta experiência foi aplicada em uma das turmas da disciplina de Projeto Arquitetônico II em 2017-2, ministrada no quarto semestre da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Foi proposto um exercício estimulando os alunos a explorar a interface entre a elaboração de formas complexas facilitadas pelo uso de algoritmos no software Grasshopper/Rhinoceros e sua transposição para um modelo construtivo virtual em ambiente BIM utilizando o software Archicad. Ao aproximar a manipulação paramétrica disponibilizada no uso de algoritmos às técnicas de entendimento estrutural e documentação obtidos com a plataforma BIM, buscou-se encorajar, dessa maneira, os estudantes a explorar novos processos de projeto. Num universo de 16 estudantes, foram escolhidos os trabalhos que, por optarem por formas complexas, poderiam se valer do uso do raciocínio algorítmico associado a lógica do sistema estrutural proposto. O trabalho consistiu na elaboração de uma edificação tendo como base o raciocínio dimensional do sistema construtivo woodframe no ambiente algorítmico/paramétrico gerado em Grasshopper/Rhinoceros para a posterior transmissão dos dados geométricos gerados para a plataforma BIM, desenvolvendo o entendimento construtivo e posterior obtenção dos desenhos técnicos necessários para a documentação do projeto. A interação entre sistemas deu-se através de um plugin de integração entre o software algorítmico e a plataforma BIM que atribuía informações construtivas e materiais às geometrias geradas. Ao final da disciplina os alunos visualizaram simultaneamente as relações geométricas de geração da forma e a documentação arquitetônica necessária para o entendimento técnico dos espaços. Assim, demonstrou-se aos estudantes uma possibilidade de exploração projetual, onde foi possível desenvolver um modelo construtivo no ambiente virtual e posteriormente obter sua representação gráfica técnica. Se esperava obter também um aumento de tempo de projeto dedicado à exploração formal e conceitual; entretanto isto não se produziu, requerendo inclusive tempo extra de aulas fora classe para a efetivação do experimento. Esta experiencia didática se desenvolveu na disciplina da Profa. Dra. Angelica Ponzio FA/UFRGS, no âmbito da dissertação de Mestrado Acadêmico de Leonardo Veloso - “Os caminhos do projeto na plataforma digital. Uma investigação pedagógica do processo projetual no ambiente paramétrico”. Defendida no PROPAR/UFRGS em Junho de 2018, sob a orientação do Prof. Dr. Airton Cattani.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-17

Como Citar

PONZIO, Angelica Paiva; SOUZA, Leonardo Prazeres Veloso de; SCHULZ, Victor; CATTANI, Aírton. Integração Digital aplicada ao ensino de projeto arquitetônico. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/111. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Experiência didática realizada

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.