Experiência de ensino de BIM na disciplina desenho de arquitetura
Palavras-chave:
Revit, Disciplina desenho de arquitetura, Engenharia Civil, Experiência didáticaResumo
Neste trabalho apresenta-se uma prática com o software Autodesk Revit na disciplina desenho de arquitetura do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal da Paraíba (IFPB- Campus Cajazeiras). A experiência didática aplicada teve como objetivo introduzir conceitos de BIM (Modelagem da Informação da Construção) através do programa Revit 2017 instalado nos laboratórios do instituto. Foi abordado o conteúdo de desenho arquitetônico que Barison (2015) define como sendo introdutório quanto ao nível de proficiência em BIM. Os estudantes utilizaram um template configurado adequadamente e cada discente recebeu o mesmo croqui com perspectiva, planta baixa e quadro de esquadrias de uma pequena edificação térrea. Durante a elaboração da modelagem dessa edificação, foram utilizados os principais comandos do programa e foi apresentada a maneira de operar numa modelagem parametrizada. Os discentes também extraíram tabelas e organizaram uma prancha para impressão conforme as normas da ABNT para representação arquitetônica já configuradas no template. Foram apresentados os termos utilizados com frequência, no Revit. As ferramentas de desenho e edição foram demonstradas e cada discente, individualmente, acompanhava em um computador. Dezoito estudantes do segundo período do curso de Engenharia Civil participaram dessa atividade. As dificuldades, que alguns discentes apresentavam foram discutidas durante a abordagem do comando. O maior número de atendimentos solicitados, durante a modelagem, foi no momento da elaboração do telhado e do piso. O projeto utilizado, nessa prática, foi simplificado e por isso acredita-se que a aprendizagem das funções das ferramentas do Revit ocorreu de forma tranquila, demonstrando ser fácil o uso desse software. Não houveram dificuldades quanto aos equipamentos do laboratório. Foram verificadas algumas percepções dos discentes através da aplicação de um questionário do Google forms que revelou a aceitação e o interesse dos estudantes pelo uso do programa. Ao serem questionados sobre quais as potencialidades do Revit no desenho de arquitetura, a maioria apontou facilidades que o programa oferece. Todos responderam que deve haver a promoção de cursos e palestras sobre BIM no IFPB e 88,2% demonstraram interesse em fazer um curso de Revit durante a graduação. Quanto a maior dificuldade, a maioria apontou o entendimento da interface do programa e a organização por níveis como sendo as tarefas mais difíceis. Com essa experiência, pode-se concluir que uma modelagem simples e básica no Revit pode contribuir no aprendizado e na aceitação do paradigma BIM. A ação aqui relatada tratou-se como define Succar (2009) como um primeiro estágio do BIM, envolvendo exclusivamente a parte de modelagem digital, sem abranger ainda os processos de interoperabilidade. Essa iniciativa aplicada com estudantes do primeiro ano do curso de graduação em Engenharia Civil, vem impulsionando outras ações a serem realizadas no IFPB, como: minicursos; evento sobre BIM e tentativa de implementação em algumas das disciplinas do curso.
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