Relatos da inserção de BIM em duas instituições de ensino parceiras

Autores

Palavras-chave:

Modelagem, Planejamento, Disciplina de graduação, BIM

Resumo

Recentemente, foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto número 9.377 (17 de maio de 2018), o qual institui no Brasil a disseminação do Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção).  Entre os objetivos específicos expostos no segundo artigo desta determinação, tem-se:   I - difundir o BIM e seus benefícios; e IV - Estimular a capacitação em BIM.  Neste sentido, as instituições de ensino da área de Arquitetura, Engenharia e Construção Civil (AEC) precisam inserir o BIM em seus cursos, como forma de preparar os futuros profissionais para as novas exigências do Governo e do mercado de trabalho.  O presente estudo tem como objetivo relatar a inserção do BIM e a integração de duas instituições de ensino. As instituições incluem: 1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Natal Central; e 2. Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNIRN). Com diferentes perfis e níveis de ensino (Técnico, Tecnológico e de Graduação), ambas estão situadas na cidade de Natal/RN e formam profissionais na área da AEC. A parceria entre as duas instituições foi firmada em 2016, com a finalidade de ampliar as pesquisas sobre BIM, bem como de promover conjuntamente seminários, mesa redondas e palestras que divulguem, discutam e difundam a filosofia BIM. Nesse mesmo ano, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Integração de Projetos (GIP) foi criado, impulsionando a inserção do BIM no IFRN por meio de projetos de pesquisa e extensão. Enquanto não são promovidas modificações na matriz curricular dos cursos de Edificações e Tecnologia em Construção de Edifícios, pesquisas voltadas ao conhecimento do BIM em seus campos de tecnologia, processos e políticas vêm sendo desenvolvidas. O campo tecnologia é o que se encontra mais desenvolvido, visto que o grupo de pesquisa do IFRN já dispõe de laboratório próprio, equipado com hardwares e softwares que atendem de forma satisfatória, permitindo por exemplo, pesquisas como: 1. Modelagem 3D com software Revit da Autodesk para extração de quantitativos; 2. BIM 4D com Navisworks para visualização de interferências e compatibilização de projetos; 3. Utilização de Realidade Virtual como facilitador para o processo ensino/aprendizagem com óculos 3D e software Enscape. O Centro Universitário do Rio Grande do Norte é uma instituição privada, relativamente nova e abriu o curso de Engenharia Civil em 2013 e o curso de Arquitetura e Urbanismo em 2015.  As discussões sobre o BIM foram introduzidas durante a formação de cada curso. Para o primeiro, foi criada uma disciplina específica no 9º período (denominada “BIM para Engenharia”), a qual apresenta os fundamentos teóricos básicos e uma ferramenta digital em BIM, escolhida pelos alunos em cada semestre. No caso da Arquitetura, foi concebida a disciplina de Expressão Gráfica em BIM, cujo objetivo é introduzir os conceitos básico sobre o tema e incluir o uso do software Revit (Autodesk), para concepção e representação de projetos. Os dois cursos são novos e, por este motivo, a revisão do projeto político pedagógico ainda não ocorreu. Apesar disso, cada coordenação se mostra favorável à inserção de qualquer inovação tecnológica que possibilite melhorar a formação dos discentes. A presente pesquisa apresentou dois contextos diferentes de inserção do BIM, um através de projetos de pesquisa e outro com a inclusão do tema diretamente nas matrizes curriculares. Ambos os processos têm apresentado resultados positivos, mostrando diferentes possibilidades de implementação do BIM na academia. No entanto, ressaltam que a inserção do BIM se caracteriza como um processo gradual, que requer colaboração, interoperabilidade e práticas integradas.

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Publicado

17/09/2018

Como Citar

RIBEIRO, S. A. .; GIESTA, J. P. . Relatos da inserção de BIM em duas instituições de ensino parceiras. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/119. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Experiência didática realizada

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