BIM, autorregulação da aprendizagem e ensino de projeto arquitetônico

Autores

  • Luciano de Vasconcellos Universidade Federal de Pelotas Curso de Arquitetura e Urbanismo - FAUrb Doutorando do PPGE-FAE-UFPel
  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison <p>Programa de Pós-graduação em Educação. Faculdade de Educação - UFPel</p> http://www2.ufpel.edu.br/fae/ppge/professor/lourdes_frison

Palavras-chave:

Modelagem, Projeto, Disciplina de graduação, BIM

Resumo

O trabalho integra uma pesquisa no contexto de uma tese de doutorado em educação, a qual busca investigar como modo a implementação do BIM (Build Information Modeling) na academia pode contribuir para que acadêmicos de arquitetura e urbanismo utilizem estratégias de autorregulação da aprendizagem no desenvolvimento de projetos arquitetônicos. Inicialmente foi tomada como base uma RSL sobre o ensino de arquitetura e urbanismo e ensino de ferramentas BIM. e também Autorregulação da Aprendizagem. Esse primeiro estudo estabeleceu as bases para a investigação apresentada neste artigo. Uma das preocupações encontradas na adoção do BIM pelas universidades como parte integrante da grade curricular ou como conteúdo interdisciplinar tem dividido educadores e pesquisadores com relação aos benefícios de sua implementação. Questiona-se quais as características dos futuros profissionais que serão formados, as possibilidades e os limites pedagógicos do BIM, e ainda se levantam questionamentos sobre as contribuições, contradições e implicações que o uso amplo dessa tecnologia teria sobre a academia e o ensino de projeto. Inicialmente o que se pode levantar é que dentro desse panorama é que a adoção do BIM não tem sido direta, dada a complexidade das tecnologias envolvidas, a necessidade de um qualificado aporte humano, físico e tecnológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17/09/2018

Como Citar

VASCONCELLOS, L. de .; FRISON, L. M. B. . BIM, autorregulação da aprendizagem e ensino de projeto arquitetônico. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/125. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Planejamento de execução BIM educacional (disciplina ou curso)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.