GeBIM: a modelagem da informação como ponto de encontro entre arquitetura e engenharia

Autores/as

  • Leticia Mattana Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernanda Fernandes Marchiori Marchiori
  • Carla Bedin Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Modelagem, Colaboração, Planejamento, Projeto, BIM

Resumen

Recentemente o Governo Federal instituiu a "Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling no Brasil – Estratégia BIM BR", durante o Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que aconteceu em Florianópolis (SC). O decreto tem como finalidade promover um ambiente adequado ao investimento da tecnologia, além de incentivar seu uso em âmbito nacional. Igualmente, o Estado de Santa Catarina já havia instituído o grupo técnico de BIM, criado em abril de 2014 pelo Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Públicas e Serviços de Engenharia, vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento. Porém, até então, no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apenas ações pontuais sobre o tema eram realizadas, a maioria através de pequenos eventos, algumas pesquisas de TCC e na Pós-Graduação. Este resumo descreve uma estratégia para o planejamento de execução BIM educacional nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina. Esta estratégia consiste na criação de um Grupo de Estudos em BIM (GeBIM), colaborativo, que tem como objetivos principais incentivar a busca por novos conhecimentos no tema BIM e entender como inserir este conteúdo nos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da UFSC. Este Grupo se justifica por impulsionar a pesquisa, o ensino e a extensão no tema BIM, alinhando os objetivos com a esfera Federal e Estadual, auxiliando na estruturação da Universidade Federal de Santa Catarina para a implementação de BIM, estimulando a capacitação, desenvolvendo a reflexão do tema e apresentando resultados à comunidade. As atividades consistem em discussões, estudos, troca de experiências, realização de eventos, cursos (ensino) e divulgação dos resultados para a sociedade. Serão abordados diversos usos de BIM, tais como a modelagem arquitetônica, estrutural e de instalações prediais, para diferentes fases do ciclo de vida: representação e documentação, projeto, planejamento, simulações, quantificações, construção, manutenção e operação (BIM EXCELLENCE, 2016). O estudo enquadra-se no campo “Políticas” para instituições educacionais, no estágio “Modelagem”, “Colaboração” e “Integração” (SUCCAR, e KASSEM, 2015). Além dos objetivos principais, os objetivos específicos consistem em: (1) Divulgar e ampliar as discussões sobre o tema BIM; (2) Auxiliar na disseminação do processo BIM na academia e no mercado de trabalho; (3) Estudar como inserir BIM nos currículos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil; (4) Proporcionar um ambiente de estudos colaborativo, integrando profissionais e estudantes de diferentes áreas; (5) Promover eventos e cursos no tema; (6) Estimular a produção científica deste tema na UFSC; (7) Abrir à participação da comunidade junto ao grupo e (8) Apresentar os resultados à comunidade. O público alvo são estudantes (Cursos Técnicos, Graduação e Pós-Graduação), professores e profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, e outros correlatos. Serão realizadas reuniões semanais com os membros do grupo (duas professoras, uma da Engenharia Civil e outra da Arquitetura e Urbanismo, alunos da Pós-Graduação e Graduação de ambos os cursos, e membros externos do mercado de trabalho), nas quais serão incentivados os debates e estudos do tema, além de propor atividades de extensão, como eventos e cursos, buscando inserir o tema na UFSC.  Como resultados, espera-se aprofundar as investigações sobre o tema BIM, auxiliar na proposição dos novos currículos que se encontram em revisão nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, realizar eventos e cursos internos e para a comunidade, divulgar os resultados dos estudos para a comunidade através de participação em eventos e/ou publicações e proporcionar um ambiente de integração e colaboração entre os membros e os cursos envolvidos.

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Publicado

17/09/2018

Cómo citar

MATTANA, L. .; MARCHIORI, F. F. M.; BEDIN, C. . GeBIM: a modelagem da informação como ponto de encontro entre arquitetura e engenharia. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/128. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Planejamento de execução BIM educacional (disciplina ou curso)

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