Capacitando profissionais e discentes na modelagem BIM

curso Ead para o ensino de Revit

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1890

Keywords:

BIM, Educação a Distância (EaD), Modelo Pedagógico, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Abstract

O emprego da Tecnologia da Informação, associado ao desenvolvimento de ferramentas computacionais gráficas, proporcionou grande avanço e significou uma transformação para a indústria de AEC, tendo como base o Computer Aided Design (CAD) na representação de projetos. Entretanto, uma quebra de paradigma vem acontecendo na concepção e representação desses projetos. Building Information Modeling (BIM) representa uma nova geração de ferramentas que proporcionam uma modelagem orientada ao objeto e gerenciam a informação da construção no ciclo de vida do projeto (BAZJANAC, 2006). Atualmente, o BIM conta com 10 dimensões, a saber: (i) protocolos, onde são criadas as leis gerais de implementação, (ii) colaboração, onde acontece a introdução de trabalhos colaborativos e o desenvolvimento de novas soluções integradas de gerenciamento, (iii) modelagem, que consiste na modelagem tridimensional e informações digitais para visualizar e realizar alterações de projeto em tempo real, (iv) cronograma, onde pode ser feito um planejamento da evolução do empreendimento ao longo do tempo, a partir dos dados coletados no projeto, (v) custos, com foco nas questões financeiras do projeto, analisando orçamentos, (vi) sustentabilidade, que avalia a sustentabilidade e o uso de equipamentos que utilizam energias renováveis, com preocupação na redução dos impactos ambientais, na redução do consumo de recursos e em promover um canteiro de obras sustentável; (vii) ciclo de vida, que visa o gerenciamento de determinados pontos a longo prazo, o que é importante para garantir a eficiência e durabilidade das edificações.; (viii) segurança, que compreende as ações para a segurança ocupacional e a prevenção de acidentes durante a execução dos projetos; (ix) lean construction, direcionado para as ações que visam reduzir os desperdícios e excessos; e (x) construção industrializada, que é uma forma para industrializar a construção civil, de maneira sequenciada, interligando setores e gerando produtividade (WILDENER,2020) .  O BIM é um processo baseado em modelos paramétricos, que promove a integração de profissionais e sistemas com interoperabilidade de dados (GRAY et al, 2013). Esta abordagem requer, de seus usuários, habilidade de domínio específico para que os objetos modelados mostrem o comportamento inteligente, impondo, ainda, uma prática que transcende as questões operacionais do trabalho. Torna-se importante, portanto, capacitar os profissionais da área, bem como os discentes oriundos dos cursos de graduação das universidades, na utilização destas ferramentas. Por outro lado, verifica-se que a evolução dos recursos tecnológicos demanda uma mudança na sociedade, que trouxe um impacto direto na forma de ensino e aprendizagem. Segundo Behar (2013), uma das consequências destas mudanças é o surgimento de uma sociedade interconectada, onde a transação da informação é realizada de uma forma rápida e fácil. Dentro desta concepção, a educação e os modelos de ensino atuais colocam a necessidade de valorizar as interações e maior protagonismo do estudante. A utilização da Educação a Distância (EaD) surge como uma excelente alternativa, pois expande novas possibilidades de aprendizado por meio de metodologias ativas, comunidades de aprendizagem, redes de convivência para o desenvolvimento de competências e habilidades e uma formação mais reflexiva e autônoma. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um curso à distância para o ensino da ferramenta computacional para a representação de projetos de engenharia e arquitetura denominada REVIT. Essa ferramenta foi desenvolvida pela empresa Autodesk Inc. dentro do conceito BIM, permitindo a modelagem orientada ao objeto da edificação. Existem diversos programas computacionais para a modelagem dentro do conceito BIM. Esta pesquisa escolheu o software REVIT, por permitir o desenvolvimento de projetos tanto de arquitetura como de engenharias, oferecer uma biblioteca ampla de utilização e disponibilizar uma versão gratuita a todo o estudante vinculado a uma instituição de ensino. Desta forma, procurou-se oportunizar um espaço de ensino e aprendizagem, onde as tecnologias digitais, associadas a um modelo pedagógico eficiente, sejam articuladas para uma formação profissional condizente com o que é esperado da educação superior e do mercado de trabalho nos dias de hoje.

 O modelo pedagógico foi desenvolvido com base no referencial teórico consultado (MORAN, J.M,2020; NONAKA, I., 2019; BEHAR et al 2007; AL-QDAH, 2017) com quatro diferentes propostas de aprendizado: (i) textos explicativos com ilustrações, através de arquivos gerados em formato pdf, com o intuito de facilitar seu acesso; (ii) atividades práticas, orientadas passo-a-passo, a serem desenvolvidas utilizando a ferramenta computacional REVIT (disponível gratuitamente em versão estudantil); (iii) soluções de atividades, apresentadas em formato de vídeo, gerado a partir de capturas de tela do REVIT; e (iv) atividade desafio, onde o aluno deve desenvolver um projeto proposto, utilizando o conteúdo trabalhado no tópico estudado. Durante o processo de aprendizagem, o discente responde a dois questionários auto avaliativos com o objetivo de verificar a construção de seu conhecimento. O modelo propõe, ainda, um terceiro questionário com caráter avaliativo, que libera o avanço no curso através de um recurso de restrição. A partir da criação do modelo, foi desenvolvido um curso EaD, com identidade visual própria, visando uma interface clara, de fácil entendimento, com base nos conceitos de design educacional. Foram concebidos materiais instrucionais, bem como a criação de interações e procedimentos de avaliação. Esse curso foi confeccionado no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) MOODLE UFRGS COLABORAÇÃO e pode ser visualizado no link https://www.youtube.com/watch?v=QBqAVeQ06RA.

 O curso está passando pela fase final de implementação e análise de dados, a partir da formação de vários grupos de alunos de graduação de engenharia e arquitetura, com diferentes perfis, cujo pressuposto é o não conhecimento prévio da ferramenta computacional. A partir da validação do modelo pedagógico para o ensino do REVIT através do curso EaD, pretende-se disponibilizá-lo, através de um curso de extensão, para a capacitação de alunos de graduação e profissionais da indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) no Brasil.

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Author Biographies

Paulete Fridman Schwetz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutarado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. `Professora Adjunta do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil)

Pietra Fritsch Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil).

Yasmin Monti Winter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil).

Laura Marengo Bentancur, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cursando o curso de Comunicação Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil).

References

AL-QDAH, M. Comparing Online and Paper Exams: Performances and Perceptions of Saudi Students. International Journal of Information and Education Technology vol. 7, no. 2, pp. 106-109, 2017.

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BEHAR, P. A. Competências em educação a distância [recurso eletrônico] – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Penso, 2013.

BEHAR, P.A.; PASSERINO, L.; BERNARDI, M. Modelos pedagógicos para educação à distância: pressupostos teóricos para construção de objetos de aprendizagem. Novas Tecnologias, v.5, n.2, dez, 2007.

Gray, Matthew, Jason Gray, Melissa Teo, Seokho Chi and Fiona Cheung. Building Information Modelling : an international survey. (2013).

MORAN, J.M. O A educação à distância, mais focada em pesquisa e colaboração. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/pesquisa_e_colaboracao.pdf>. Acesso em: Agosto 2022.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The Wise Company: How Companies Create Continuous Innovation. New York: OUP USA, 2019.

WILDENAUER A. A. Critical Assessment of the Existing Definitions of BIM Dimensions on the Example of Switzerland. International Journal of Civil Engineering and Technology, vol. 11 n.4, pp. 134-151, 2020.

Published

08/06/2022

How to Cite

SCHWETZ, P. . F.; ARAUJO, P. F. .; WINTER, Y. M. .; BENTANCUR, L. M. Capacitando profissionais e discentes na modelagem BIM: curso Ead para o ensino de Revit. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v4i00.1890. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/1890. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Materiais didáticos desenvolvidos