MBI BIM - Connection and Innovation

a experiência de trabalho de conclusão de curso com foco em inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1901

Palavras-chave:

Inovação, Projeto Integrado, BIM, P´´os graduação

Resumo

O presente trabalho aborda a metodologia aplicada na unidade curricular de conclusão de Curso do MBI – BIM (Master in Business Innovation – Building Information MOdeling), pós-graduação Lato-senso do Centro Universitário SENAI CIMATEC. O Trabalho de conclusão de curso é proposto inicialmente em duas unidades curriculares de doze horas, intituladas Projeto Integrado I e Projeto Integrado II, com objetivo de propor um projeto de inovação com base nas competências e habilidades desenvolvidas ao longo do percurso formativo da especialização, agregando inovação à prática e à experiência BIM, com foco em busca de soluções inovadoras para AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação), contribuindo com o ciclo de vida das construções. O curso está estruturado em quatro módulos que contemplam as diversas etapas desde a concepção do projeto até a etapa de uso, operação e manutenção. Os módulos são integralizados por unidades curriculares as quais cumprem papel específico na construção das competências. O Módulo de Introdução – BIM Tools, com 200h, apresentando os fundamentos e experiências de ferramentas de modelagem BIM, o Módulo I - Design of Models com 132h, focado na implementação e concepção de modelos BIM. No Módulo II - Models Management com 144h, são abordados temas relativos à produção e gestão de modelos BIM. O Módulo III - Models Operation, tem 84h e trata de assuntos relativos ao monitoramento com modelos BIM, desempenho e gestão de pessoas. Por fim o módulo de conclusão de curso proposto como “Connection and Innovation BIM” propõe o fechamento do curso com um Business Case de Inovação em produto ou processo. Conforme a estrutura de competências da Iniciativa BIMe, destacaríamos a competência primaria a Gerencial, proposta no percurso formativo do curso e a competência secundária de Pesquisa e desenvolvimento na proposta da unidade curricular de conclusão de curso.

Durante o módulo II, os estudantes cursam a unidade Projeto Integrado I, que aborda os conceitos e experiências de inovação em processos e produtos, metodologias ágeis e culmina em um exercício colaborativo, onde os grupos estruturam uma proposta de inovação com BIM através de um CANVAS e apresentam no formato PITCH. No módulo III, a unidade curricular Projeto Integrado II aborda o estado da arte das inovações envolvendo BIM, conceitos e tecnologias da indústria 4.0 com foco na Transformação Digital. Nessa unidade os princípios de estruturação de um negócio são abordados e os grupos conduzidos a uma banca de formalização das propostas, com três professores do curso, para posterior orientação. Os grupos com até quatro estudantes são orientados por um mentor BIM na jornada do Connection and Innovation BIM para formalização da proposta de Business Case, estruturada com: Estudo de Anterioridade, Análise de Mercado, Matriz do produto ou processo, Orçamento e Planejamento de Operação. A palavra inovação que é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores, hoje é mais usada no contexto de ideias e invenções, assim como a exploração econômica relacionada, sendo que inovação é invenção que chega no mercado. A inovação tecnológica, imperativa em todos os setores industriais, se faz necessária na atualidade de um ambiente marcado pelas rápidas mudanças no quadro mundial da economia. Esta realidade torna muitas empresas com características inovadoras mais competitivas no mercado em que atuam. No estado da Arte de BIM, no Brasil, a inovação em processos e produtos pode se destacar tanto pelo advento da Estratégia Nacional de disseminação do BIM no Brasil (Estratégia BIM BR), como pela expectativa da entrada em vigor da Nova Lei de Licitações e Contratos  Lei nº 14.133, que em seu parágrafo terceiro cita que: “Nas licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura, sempre que adequada ao objeto da licitação será preferencialmente adotada a Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling - BIM) ou tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que venham a substituí-la.”

Segundo Ferreira (2021), a inovação é um tema extremamente importante no cenário brasileiro e mundial, visto que provoca mudanças não só econômicas como também nos modelos organizacionais, nas gestões empresariais, na forma de desenvolver o trabalho e na sociedade como um todo. Compreendendo que a inovação não é apenas o resultado de um processo, o foco em gestão de pessoas também se destaca na condução de estimular o ambiente criativo, já que inovação real frequentemente nasce de pessoas inovadores. A interações entre tecnologia, indivíduos, organização e ambiente externo são entendidas como determinantes para que novos produtos ou sistemas sejam implantados com sucesso na Industria. Nesse contexto, a inovação é uma disciplina que pode ser aprendida e desenvolvida com prática. O Programa de MBI tem como foco a articulação entre teoria e prática, promovendo a inovação em produtos e processos para incorporação na indústria, formando profissionais com habilidades e competências aprimoradas para esse cenário disruptivo de inovação. Os trabalhos apresentam características de inovação adequadas para estrutura de desenvolvimento de PD&I (Pesquisa Desenvolvimento e Inovação) através de startups e submissão a editais de fontes de fomento, permitindo a viabilização das propostas. Entre os trabalhos já apresentados nas quatro edições do curso, desde 2019, um se destacou pela experiência de cooperação internacional com a Universidade de PURDUE, em West Lafayette, Indiana, como finalista do prêmio de inovação da ADEMI e está estruturado como um negócio, atendendo demandas da AECO relacionadas a BIM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Andrade Bomfim, Universidade Federal da Bahia

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Bahia (Salvador - BA, Brasil).

Referências

FERREIRA, Weder et al. Inovação tecnológica e transformação humana. 2021. Universidade Federal de Minas Gerais. Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração.

Downloads

Publicado

2022-06-08

Como Citar

BOMFIM, Carlos Alberto Andrade. MBI BIM - Connection and Innovation : a experiência de trabalho de conclusão de curso com foco em inovação . In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v4i00.1901. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/1901. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Planejamento de inserção de BIM na educação

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.