CDDs e BIM: competências digitais docentes para educação BIM na graduação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.289

Palabras clave:

Competências BIM, Competências Digitais, Competência Docente

Resumen

A disseminação do BIM nas graduações em AEC perpassa uma série de desafios de ordem Estrutural, Tecnológica, Curricular e Acadêmica. Neste ultimo, a posição dos docentes diante da educação digital apresenta uma tensão entre as competências necessárias para a Educação BIM e as práticas e didáticas predominantes nos cursos superiores brasileiros em Arquitetura, Engenharia e Construção. Explora-se aqui o dialogo entre o conceito de Competências Digitais Docentes, sintetizados pelo DIGICOMP da União Europeia, com a inserção de BIM na formação de professores das graduações de Arquitetos e Engenheiros no Brasil. Por fim, fica proposto um plano de formação complementar baseado em MOOCs (cursos abertos massivos online), desenvolvido pelo projeto de pesquisa SOUFPR, para ampiação da discussão e qualificação do professorado Brasileiro quanto as competências necessarias para uma educação BIM.

Apresentação no YouTube: https://youtu.be/QutGNe_6pmQ

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renan Dinis Pergher , Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Engenharia da Construção Civil e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná.

Maria do Carmo Duarte Freitas, Universidade Federal do Paraná

É professora Titular da Universidade Federal do Paraná, graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1996), mestrado e doutorado na Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999, 2003) e pós-doutorado em Educação na Universidade de Málaga (2016).

Citas

BARISON, M.B. Introdução de Modelagem da Informação da Construção (BIM) no Currículo – uma contribuição para formação do projetista. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015.

FERRARI, A. Digital competence in practice: an analysis of frameworks. Sevilha: Joint Research Centre (JCE), European Comission, 2013.

PERIN, E. S. Competências docentes digitais para o compartilhamento de práticas e recursos educacionais Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR, 2017.

SUCCAR, B.; SHER, W.; WILLIAMS, A. An integrated approach to BIM competency assessment, acquisition and application. Automation in Construction, v. 35, n. September, p. 174–189, 2013.

SUCCAR, B & SHER, W, A Competency knowledge-base for BIM learning, Australasian Journal of Construction Economics and Building Conference Series, 2(2), 1-10 2014.

Publicado

21/05/2021

Cómo citar

PERGHER , R. D. .; FREITAS, M. do C. D. CDDs e BIM: competências digitais docentes para educação BIM na graduação. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.289. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/289. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Planejamento de inserção de BIM na educação

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.