Playlist de palestras dando suporte à sala de aula invertida no ensino de BIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.291

Palavras-chave:

BIM, Material didático, Vídeo, Capacitação

Resumo

Muito conteúdo em forma de palestras e defesas de orientados de pesquisadores ativos e referencias em modelagem da informação da construção ficam dispersos ou são consumidos presencialmente somente por aqueles presentes nos eventos específicos onde as apresentações ocorrem. O conhecimento apresentado por pesquisadores ativos em BIM em palestras de disseminação da temática ou em defesas de pesquisas científicas carregam uma visão holística e ao mesmo tempo específica baseada no rigor acadêmico e científico, assim se diferenciando de palestras meramente com objetivos mercadológicos. Outro diferencial é a antecipação de resolução de problemas e respostas à lacuna do conhecimento norteador da pesquisa científica. Esse material é rico em conhecimento e se centralizado e tornado persistente pode apoiar atividades educacionais, de capacitação e de disseminação do BIM no Brasil. Esse resumo apresenta um esforço de resgate e disponibilização gratuita na licença de Creative Commons de palestras e defesas proferidas na temática de Modelagem de Informação da Construção realizadas pela pesquisadora Regina C. Ruschel (RUSCHEL, 2021). A proposta é dar suporte ao ensino de BIM por meio da metodologia ativa de sala de aula invertida.

A sala de aula invertida consiste em inverter ações que ocorrem em sala de aula e fora dela. A transmissão dos conhecimentos, que no modelo tradicional, ocorre na sala de aula passa a ocorrer fora dela antes da aula em si. O material de estudo deve ser disponibilizado com antecedência para ser lido, assistido ou pesquisado pelo estudante. Na aula são realizados debates, projetos, simulações, trabalhos em grupos e obtidas solução de problemas tendo o aluno como protagonizador central, enquanto o professor é o mediador do processo de aprendizagem (VALENTE, 2014). Segundo Schneiders (2018, p. 67) o professor prepara os conteúdos e o compartilha, os alunos acessam o conteúdo, o professor acompanha esse acesso, em sala de aula os alunos apresentam suas dúvidas, o professor as esclarece, realiza-se uma atividade conjunta e após a aula revisa-se os conteúdos e se planeja um novo tópico. Nesse contexto, antes da aula desenvolvem-se as habilidade cognitivas de recordação e compreensão. Durante a aula o enfoque está em aplicar, analisar, avaliar e criar, analisar. Após a aula retoma-se todas as habilidades cognitivas desenvolvidas.

Foi realizado um esforço de resgate e disponibilização gratuída, na licença de Creative Commons, de palestras e defesas proferidas na temática de Modelagem de Informação da Construção realizadas pela pesquisadora Regina C. Ruschel. A pesquisadora levantou em seu acervo pessoal um total de 59 palestras sobre a temática de BIM. Essas palestras ocorreram entre 2011 e 2021 sendo em eventos acadêmicos e não acadêmicos. Na grande maioria as palestras abordam o significado do BIM, estratégias de ensino e capacitação, desenvolvimento de usos específicos e tendências. Foi realizada uma classificação e priorização e iniciada a regravação das palestras que variam em duração de trinta minutos a uma hora. Foram criadas playlist no canal do YouTube associada à conta pessoal da pesquisadora. Essa opção, em contraposição a um canal institucional foi adotada visto que o vínculo da pesquisadora como professora colaboradora é instável, podendo resultar em descontinuidade. Na regravação das palestras participa apenas a pesquisadora. No entanto, na regravação das defesas participam o orientado e a pesquisadora. Orientamos nesse resumo como aplicar dois vídeos de palestras que abordam: competências BIM, processo de implantação BIM em projetos, usos do BIM, tecnologias BIM e a avaliação de desempenho em processo de concepção arquitetônica. Observa-se a riqueza de temas abrangidos em apenas duas palestras.

O vídeo da palestra regravada do III ENCONTRO DE USUÁRIOS BIM DA BAHIA promovido pela Universidade Federal da Bahia e NÚCLEO BIM apresenta o conceito de competências BIM e quais competências são necessárias no processo de implantação do BIM em projeto. Também aborda-se as competências BIM possíveis de serem fomentadas em cursos de graduação de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Esse vídeo pode ser utilizado como preparação de aulas para o desenvolvimento de Planos de Execução BIM (PEB). Em sala de aula o professor pode promover atividades de aplicação simulada, criação ou analise de PEB para uma empresa fictícia ou uma empresa representada pela competência dos alunos envolvidos. Pode-se discutir instrumentos de diagnóstico de competências existentes para a tomada de decisão de treinamentos requeridos dado um PEB desejado. As referências apresentadas na descrição do vídeo também são indicativos de leitura para o material da sala de aula invertida.

O vídeo “Avaliação em BIM na concepção de projeto: integração entre múltiplos desempenhos“ é a regravação da palestra proferida em 02/2021 no evento da ASHRAE abordando os impactos da modelagem da informação da construção em projetos de construção civiL promovido pelo Student Branch ArchTech-Labaut SP realizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. A palestra associou os conceitos de processo de projeto da metodologia de projeto arquitetônico com os processos e tecnologias BIM. Entre análise, síntese a avaliação, da concepção de projeto, foi dado o enfoque na avaliação. Foi apresentada a problemática da integração de múltiplos desempenhos ambientais na concepção de projeto e como BIM media esse processo. Esse vídeo é rico em conteúdo e pode ser utilizado na preparação de aulas invertidas que abordam o desenho de mapas de processo, a associação de tecnologias ao usos e os usos do BIM como a coordenação 3D ou detecção de interferências e avaliações de desempenho ambiental. Em sala de aula o professor pode promover atividades de desenhos de mapas de processo específicos ou a macro integração de mapas de processos. As referências apresentadas na descrição do vídeo é extensa e amplia com pesquisas internacionais e nacionais, principalmente, a leitura para preparação da sala de aula invertida.

Essa plataforma de conteúdo tem grande potencial de transformação do conhecimento científico de BIM em material didático que fomenta o aprendizado e ensino continuado.

Apresentação no YouTube: https://youtu.be/RCUr4wEBffI

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Coeli Ruschel, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Engenharia Elétrica na área de Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP,  Atualmente é Pesquisadora e Professora Colaboradora na FEC-UNICAMP junto aos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade & Engenharia Civil. 

Referências

RUSCHEL, R.C. Palestras: Playlist. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCiY6M7QhdHwChgHQjw33ofQ

SCHENEIDERS, Luís Antônio. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Lajeado : Ed. da Univates, 2018. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/256/pdf_256.pdf. Acesso em: 18 mar. 2021.

VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educ. rev., Curitiba , n. spe4, p. 79-97, 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000800079&lng=en&nrm=iso>. access on 18 Mar. 2021. https://doi.org/10.1590/0104-4060.38645.

Downloads

Publicado

21/05/2021

Como Citar

RUSCHEL, R. C. . Playlist de palestras dando suporte à sala de aula invertida no ensino de BIM. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.291. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/291. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Materiais didáticos desenvolvidos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.