Objeto de aprendizagem BIM para planejamento e controle de execução da construção em GCC-I/UFC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.299

Palavras-chave:

BIM, Objeto de aprendizagem, Planejamento, Controle da obra

Resumo

O Building Information Modeling (BIM) pode oferecer diversos benefícios à aprendizagem, desde melhorias na visualização de projetos por meio de modelos tridimensionais, proporcionando aos discentes uma maior facilidade na compreensão de projetos de construção de elevada complexidade, até melhorias em planejamento e gestão de obras. Apesar das vantagens, nota-se de acordo com a literatura que poucas são as aplicações do BIM voltados a programas de Gerenciamento da Construção, limitando-o muitas vezes a conteúdos mais básicos, como os de expressão gráfica. Em virtude disso, o trabalho visa propor um objeto de aprendizagem BIM voltado ao planejamento e controle de execução de atividades de uma obra, com o intuito de facilitar a compreensão destes conteúdos pelos alunos e facilitar o desenvolvimento de competências e habilidades.

Apresentação no YouTube: https://youtu.be/c814UoknTYI

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Magalhães Siqueira Borges , Universidade Federal do Ceará

Engenheiro Civil. Mestrando em Engenharia Civil (Construção Civil).

Mariana Monteiro Xavier de Lima , Universidade Federal do Ceará

Arquiteta e Urbanista. Doutora em Arquitetura. Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (DAUD/UFC).

José de Paula Barros Neto, Universidade Federal do Ceará

Engenheiro Civil. Doutor em Administração. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

BORGES , Rodrigo Magalhães Siqueira; LIMA , Mariana Monteiro Xavier de; BARROS NETO, José de Paula. Objeto de aprendizagem BIM para planejamento e controle de execução da construção em GCC-I/UFC. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.299. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/299. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Materiais didáticos desenvolvidos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.