Gestão do processo de projeto através do BIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.310

Palavras-chave:

BIM, gestão de projetos, ensino de arquitetura, tecnologias digitais

Resumo

O processo de desenvolvimento de projetos está cada vez mais complexo, o que exige mudanças na forma como são concebidos, coordenados e executados. Nesse sentido, as práticas tradicionais de desenvolvimento de projetos tem sido gradativamente substituídas por novas formas de trabalho e gestão, com destaque para a adoção do BIM - Building Information Modeling - pelas empresas ligadas a área da indústria da construção, principalmente os escritórios de projeto (Silveira, 2013). Os softwares que operam na plataforma BIM viabilizam a integração de soluções digitais e gestão da informação, através da conversão da informação em dados, permitindo não apenas a construção digital da edificação como também a associação de atributos relacionados à especificação de materiais, quantitativos, custo, entre outras. Segundo Santos (2018), por ser um processo que permite a participação de diversos profissionais trabalhando de forma colaborativa, o BIM vem quebrando paradigmas em relação à forme de projetar, facilitando a comunicação entre os projetistas e a tomada de decisões. A interoperabilidade entre os dados, os softwares e informações é fundamental para a dinâmica do desenvolvimento de projetos através do BIM. O compartilhamento da informação configura-se como a essência do projeto integrado e colaborativo, facilitando a integração dos diferentes profissionais envolvidos no desenvolvimento do projeto (Kubba, 2012). As possibilidades oferecidas permitem ao arquiteto a realização de projetos com a redução de incompatibilidades e a possibilidade de aprofundamento nas melhores soluções através da gestão do processo de projeto de forma colaborativa e integrada.

Machado, Ruschel, Scheer (2016) apontam um aumento de publicações sobre BIM a partir de 2007. Entretanto, embora a pesquisa BIM seja considerada muito ativa, diversos autores indicam que a incorporação do BIM nas práticas do ensino superior superior ainda é limitada. Ressalte-se que o BIM tem potencial para ser adotado ao longo de todo o curso, e não apenas em disciplinas específicas. Essa mudança deve ser planejada de forma a integrar conhecimentos (LEAL e SALGADO, 2019).

Esse trabalho apresenta os resultados do workshop intitulado "GPP com BIM" oferecido aos alunos do último ano do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. A atividade teve por objetivo a realização de uma experiência de projeto colaborativo, usando algumas das ferramentas que operam na Plataforma BIM. O workshop foi realizado em 20 horas (10 dias). Participaram alunos inscritos na disciplina “Gestão do Processo de Projeto” - GPP, oferecida em caráter obrigatório aos alunos do 9° período do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Participaram do workshop alunos que declararam conhecimento no uso das ferramentas que operam na lógica do processo BIM. Os grupos exploraram as possibilidades oferecidas em diferentes etapas: no desenvolvimento do projeto das disciplinas complementares; na compatibilização e na colaboração; e, na coordenação e gestão do processo de projeto. Acredita-se que o BIM incentiva o deslocamento do foco do resultado final para a atenção com o processo (objeto de estudo da disciplina GPP), priorizando os critérios de desempenho de forma geral (Scheer, 2014).

Para realização da atividade a turma foi dividida em grupos. Cada componente do grupo assumiu uma das seguintes funções: [1] responsável pela coordenação do projeto; [2] responsável pela compatibilização; [3] responsável pelo lançamento estrutural; [4] responsável pelo desenvolvimento do projeto das instalações hidráulicas (água fria e quente); e, [5] responsável pelo desenvolvimento do projeto das instalações de esgoto sanitário e águas pluviais. Considerando o tempo restrito para a realização do workshop, os alunos receberam pronto o modelo BIM de uma edificação de quatro pavimentos, ou seja, a atividade não partiu da concepção arquitetônica, mas de um projeto com a arquitetura pré-definida, ficando sob a responsabilidade das equipes a elaboração dos projetos das disciplinas complementares listadas, e sua compatibilização. Nesta proposta, ao final da atividade, os resultados foram apresentados em dois documentos: Produto 1 - os documentos que evidenciam o desenvolvimento do modelo ao nível do estudo preliminar compatibilizado, e ; Produto 2 - o relatório com as atas das reuniões realizadas, atualização do cronograma e relato dos problemas de gestão do processo de projeto encontrados até esta etapa indicando pendências. Durante o "Seminário de Avaliação" os grupos apresentaram o modelo com as pendências resolvidas e também relataram os problemas de gestão do processo de projeto e soluções adotadas.

Após o encerramento da atividade, os discentes foram solicitados a responder um questionário que teve como objetivo identificar os pontos fortes e fracos da experiência. A análise das respostas apresentadas permitiu identificar que, de maneira geral, os alunos consideraram a experiência positiva - embora alguns tenham alegado que o tempo foi curto. O fato da atividade partir de uma solução arquitetônica pré-definida foi considerado adequado, uma vez que o foco da experiência era o gerenciamento e a coordenação de projetos em BIM. A quase totalidade dos alunos informou que a experiência permitiu identificar as questões de gestão e coordenação de projetos. Entre os aspectos considerados positivos, tem destaque o aprendizado de novas ferramentas. E, entre as dificuldades, a falta de interoperabilidade entre as versões de algumas ferramentas - problema que foi resolvido através do IFC. Outros aspectos positivos destacados foram: a compreensão sobre os usos do BIM, a prática de projeto colaborativo, a compreensão sobre compatibilização de projetos e o papel do coordenador de projetos.

O aprendizado obtido através deste workshop, as dificuldades enfrentadas, os resultados finais obtidos e a percepção dos estudantes, são as bases para a proposição de disciplina a ser oferecida aos alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, viabilizando a exploração das possibilidades oferecidas pelo BIM na gestão do processo de projeto e melhoria da qualidade do ambiente construído. Dentro dessa perspectiva, entende-se o caráter integrador do BIM, e a possibilidade de associar sua adoção a vários conteúdos do curso de graduação em arquitetura, oferecendo aos alunos uma experiência de projeto colaborativo e integrado.

Apresentação no YouTube: https://youtu.be/cddrNK2X5Ik

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Santos Salgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora titular UFRJ; Professora Visitante Parsons (EUA); Bolsista CNPq; Pós-doutorado ENSA Toulouse; Doutora Eng. Produção COPPE UFRJ Mestre PROARQ UFRJ Pós-graduada em Eng. Seg. do Trab. e Gestão Ambiental (POLIUFRJ)

Aline Calazans Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da FAU / UFRJ. Doutora em Ciências em Arquitetura PROARQ-FAU/UFRJ em cotutela com LRA/INSAToulouse; Mestre em Eng. Civil UFF; Graduada em Arquitetura e Urbanismo UFJF  e em Psicologia CESJF.

Cristiane Lopes Canuto , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda no PROARQ/FAU/UFRJ; Mestre pelo Mestrado profissional PROARQ/FAU/UFRJ; graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo DAU/UFV, com experiência profissional em BIM.

Eduardo Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no PROARQ/FAU/UFRJ; Mestre pelo PROARQ/FAU/UFRJ; graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Taubaté, com experiência profissional em BIM e é treinador certificado Graphisoft.

Referências

LEAL, B. M. F.; SALGADO, M. S. Propostas de incorporação de BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo.PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção,Campinas, SP, v. 10,p. e019025,25 jul. 2019. ISSN 1980-6809. DOI:http://dx.doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653676

KUBBA, S. Handbook of Green Building Design and Construction: LEED, BREEAM, and Green Globes. Kindle Edition. Waltham, MA-USA: Butterworth-Heinemann, 2012.

MACHADO, F. A.; RUSCHEL, R.C.; SCHEER, S. Análise bibliométrica da produção brasileira de artigos científicos na área de BIM. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., São Paulo, 2016. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016

SCHEER, D. The Death of Drawing: Architecture in the Age of Simulation. NY: Routledge, 2014.

SANTOS, Eduardo Ribeiro dos. Adoção da plataforma BIM no processo de aprovação de projetos de edificações: Desafios e possibilidades. Rio de Janeiro, 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, 2018

SILVEIRA, Naiara Ariana Nogueira Costa. O papel do BIM para a qualidade do projeto: avaliação da técnica em escritório de arquitetura. Monografia ( Curso de Especialização em Construção Civil) Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Engenharia. 2013.

Downloads

Publicado

21/05/2021

Como Citar

SALGADO, M. S.; MARQUES, A. C.; CANUTO , C. L.; SANTOS, E. R. dos . Gestão do processo de projeto através do BIM. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.310. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/310. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.